"O carro não precisa ser grande para ser um carrão". É com esse apelo que a Fiat relança nesta quarta-feira, em Miami, nos Estados Unidos, o Fiat 500. A estratégia objetiva não apenas o disputado e excêntrico mercado automotivo norte-americano, mas também o Brasil e outros países da América Latina, como Chile e Argentina.
O Fiat 500, lançado originalmente na Itália em 1957 e relançado mundialmente em 2007, chega à terceira geração renovado mais na motorização do que no design, em cinco versões e visando dois novos perfis de mercado, os segmentos cult (onde figura ao lado do New Beetle, Mini e Smart For 2) e B premium (junto com Citroen C3 Exclusive e Sandero Privilege).
Os valores, segundo a Fiat, estão mais competitivos, e partem de R$ 39,9 mil.
A nova gama reserva surpresas: é o primeiro modelo a receber o novo motor 1.4 16V com tecnologia MultiAir - criada e patenteada pela Fiat Powertrain -, que privilegia potência, torque, economia e baixas emissões, o câmbio manual ou automático sequencial de 6 marchas - o câmbio Dualogic equipa a opção do motor 1.4 EVO Flex, nas versões de entrada.
Outra novidade é o Eco:Drive, um sistema que tem como objetivo ajudar a melhorar a eficiência da condução para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2 no meio ambiente, e que utiliza um sistema com pen drive para calcular o desempenho do motorista.
A audácia maior deste relançamento, no entanto, está na reentrada da Fiat nos Estados Unidos, onde estava ausente há três décadas. Não se vê a marca Fiat nas ruas e rodovias norte-americanas, e é justamente este cenário que a montadora italiana quer começar a alterar. Acostumados com grandes sedãs e caminhonetes, os americanos recebem agora um carro completamente diferente de seus padrões.
- Agora, eles (os americanos) terão a chance de escolher o pequeno - resume Carlos Eugênio Dutra, diretor de produto da Fiat.
Produzido em Toluca, México, na fábrica da Chrysler, o novo Fiat 500 incorpora todos os mecanismos de segurança exigidos pela rígida regulamentação americana.
Pequeno, mas completo
A gama do novo Fiat 500 traz duas motorizações, três diferentes tipos de câmbios e cinco versões, além de uma série especial, a Prima Edizione, restrita no Brasil a 500 exemplares numerados. Carlos Eugênio Dutra, diretor de produto da Fiat, destaca que o carro privilegia conforto e a segurança. Para isso, o modelo chega com ESS (sinalização de frenagem de emergência), freios com sistema ABS e EBD, ASR (controle de tração), ESP (controle de estabilidade) e até sete air bags.
- É o carro mais completo de sua categoria, e ainda chega ao mercado com preços bastante atraentes para o consumidor brasileiro - diz Dutra, sem revelar os valores que o carro será vendido nos Estados Unidos, além do Canadá e do México.
Novas versões e preços
- Cult (motor EVO 1.4 Flex): R$ 39,9 mil
- Cult (motor EVO 1.4) com câmbio Dualogic: R$ 42,99 mil
- EsportAir (motor MultiAir 1.4 16V a gasolina): R$ 48,8 mil
- EsportAir Automático (motor MultiAir 1.4 16V a gasolina): R$ 52,8 mil
- Lounge Air (motor MultiAir 1.4 16V a gasolina): R$ 54,8 mil
- Prima Edizione Edizione (motor MultiAir 1.4 16V a gasolina): R$ 50,4 mil
*O jornalista viajou aos Estados Unidos a convite da Fiat
Economia
Lançamento: tamanho não é documento para o Fiat 500 2012
Estratégia da montadora é reentrar no mercado dos Estados Unidos
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