A Fiat apresentou na noite da última terça-feira o novo Uno e um novo conceito. Ícone da indústria automobilística nacional, o carro lançado originalmente em 1984 chega só agora, passados 26 anos, a sua segunda geração. Mas a espera valeu a pena. Reaparece completamente reestilizado, desenhado sob o conceito round square, ou "quadrado arredondado", moderno e (como nunca deixou de ser) simpático. A curiosidade diante do lançamento era tanta que "vazaram" na internet, antes da apresentação oficial de terça, pelo menos um milhão de fotos, a maioria, segundo a Fiat, especulações ou projeções não oficiais.
O novo Uno se tornou, no segmento dos automóveis hatchs compactos, um modelo muito exclusivo. Não apenas pelo design, mas por milhões de possibilidades de personalização oferecidas com o lançamento. O proprietário pode optar por kits de acessórios e adesivos para deixar o carro a sua cara. A Fiat anuncia pelo menos 11 milhões de combinações diferentes entre adesivos, badges e apliques. Eles podem ser aplicados em várias partes do carro: portas, coluna posterior, teto, para-choques, para-lamas, espelhos retrovisores externos, maçanetas, pomo do câmbio, freio de mão e molduras do painel.
O carro chega às concessionárias nos próximos dias nos modelos Vivace (1.0), Attractive (1.4) e Way (1.0 e 1.4), todos quatro portas. Segundo a Fiat, a versão com duas portas deve começar a ser vendida em até 45 dias e vai custar cerca de R$ 1,80 mil a menos em relação a cada modelo. Todos oferecem inovação e também preço (confira tabela), pois seguem sendo o mais barato da categoria. Eles marcam a estreia de dois novos motores - o Fire 1.0 Evo e o Fire 1.4 Evo, ambos Flex - que incorporam tecnologias que dão boa resposta de aceleração, economia de combustível e baixa emissão de gases poluentes. É o que garante João Irineu Medeiros, diretor de Engenharia da FTP Powertrain Technologies, responsável por desenvolver o motor do novo Uno.
Mas é mesmo o design o maior apelo do novo Uno. Adotando o quadrado como partida, foi concebido um carro de formas geométricas e equilibradas. Os quadrados com curvas remetem ao Fiat Uno antigo mas, ao mesmo tempo, representam um conceito contemporâneo, pop. O novo carro foi concebido pelo Centro Tecnológico Giovanni Agnelli, na fábrica da Fiat em Betim (MG), é totalmente montado no Brasil e só será vendido, em princípio, no mercado brasileiro e latino-americano. O corte frontal do capô é sinuoso e ganha força com um aumento de volume que termina na parte inferior do para-brisa. As novas linhas, sejam na dianteira, laterais e traseira (o teto alto lembra uma minivan) dão ao carro um aspecto robusto. A frente surpreende pelas três aberturas (os cubos arredondados aparecem aí, de novo) à esquerda do logotipo da marca.
No interior, linhas arredondadas acabam contrastando com a proposta externa. A habitabilidade foi melhorada com mais altura e largura, além da quantidade surpreendente de porta-trecos.
O novo Uno não vai tirar do mercado o Mille, ao menos por enquanto. O Mille, que passou a ser produzido em 1996 em substituição ao Uno, seguirá ainda na estética que imortalizou o modelo, sempre entre os cinco mais vendidos do Brasil. Cabe ao novo Uno, agora, o desafio de conquistar seu público alvo, as classes A e B, e começar a fazer a sua própria história. Atributos para isso não lhe faltam.
Leia mais sobre detalhes e o resultado do test drive do novo Uno na próxima edição do Sobre Rodas no Pioneiro.
Economia
Novo Uno: o cubo mágico da Fiat
Passados 26 anos do lançamento, carro chega à segunda geração completamente reestilizado
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: