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Empresa caxiense que surgiu como fábrica de doces e de sabão e embaladora de erva-mate, a Autotravi comemora 80 anos com uma série de novidades. A partir de março, deixa de ser Ltda e passa a ser Sociedade Anônima (S.A.). É um passo importante de olho no futuro e na continuidade da companhia fundada em 1945 por Nilo Travi, Ângelo Grillo e Francisco Casara.
— Uma empresa que deixa de ser limitada para ser S.A., onde entram outros sócios, exige uma maior prática de governança e traz maior robustez, principalmente para clientes de montadoras, e a perpetuação. A S.A. traz também questões de perpetuação, onde entra a profissionalização da gestão e ela se mantém independente das mudanças societárias, ou seja, garante que a empresa estará sempre funcionando independente de mudanças societárias — destaca Eduardo Aver Vanin, CEO da Autotravi.
A novidade foi apresentada durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (27). A empresa tem planos de expansão. Uma nova unidade será aberta neste ano, mas, por questões estratégicas, a cidade ainda não será divulgada. O que Vanin adianta é que ficará mais perto de clientes de reposição e montadoras. A outra unidade estará mais próxima do Sudeste do país.
A empresa também anunciou novas linhas de produtos. A Autotravi irá resgatar itens que já eram fornecidos e lançar novas linhas que tenham sinergia com o produto atual. O objetivo, segundo Vanin, é transformar a empresa na solução número um quando se fala em borracha e vedação.
— O nosso crescimento está pautado em três grandes pilares. O primeiro é fortalecer a presença em montadoras, porque a montadora traz DNA de qualidade. Para fornecer para montadora tem que ter qualidade. Segundo, novas linhas de produtos. Nós precisamos agregar produtos para abrir esse crescimento ano após ano. E terceiro, Caxias é uma região pujante, mas estamos muito longe logisticamente — resume.
Nasceu com a empresa
Filho de Ângelo Grillo, um dos fundadores, Sérgio Grillo completa 81 anos em abril e nasceu praticamente junto com a Autotravi. Quando era criança, ajudava a fazer as caixas de madeira das marmeladas produzidas pela fábrica do pai.
— Eu tinha sete, oito anos e achava o máximo, porque era um martelo de criança, pequeno. Tinha que pregar rápido para colocar a marmelada feita nos tachos. Foi aí que comecei minha trajetória. Claro que não tinha vínculo, eu ia lá ajudar. Gostei de fazer e voltava sempre. Mas meu primeiro trabalho foi na expedição ajudando a separar peças para mandar para os clientes — recorda.
Sérgio acompanhou a transformação da empresa que ingressou no mercado da borracha em 1967 e esteve à frente de momentos importantes, como a primeira exportação em 1970 para o Peru. Foi diretor presidente e hoje é presidente do Conselho da Autotravi, e sente que a responsabilidade é redobrada ao chegar às oito décadas de história.
— Uma coisa é chegar aos 80 anos e outra é se manter. Considero 80 anos como uma idade de amadurecimento das empresas. Chegamos cheios de projetos, de planos para o futuro. Queremos uma empresa voltada para o futuro e o futuro já chegou. O futuro representa o novo, a inovação, estar sempre à frente do nosso tempo — frisa.
Metas
A aniversariante ganhou uma nova marca visual e projeta crescer 15% em receita neste ano, no comparativo com 2024. A meta é que as exportações, hoje na casa dos 15%, cheguem ao patamar de 20% da receita até 2027.