
Em Caxias do Sul, um dos ônibus do transporte coletivo conta com uma nova tecnologia de painel de itinerário que apresenta facilidades para o usuário e também para a concessionária. A empresa responsável é a Dimelthoz, que hoje apresenta a nova geração de itinerários em um dos veículos que opera atualmente nas linhas Desvio Rizzo e EPI Floresta.
O diferencial é a alta definição e possibilidade de cores. O painel permite que apareçam todas as informações juntas, diferente do sistema que é utilizado hoje nos demais ônibus, em que é preciso fazer a troca das mensagens e dificulta o entendimento de passageiros. O gerente comercial, Luciano Gattelli, explica que com essa troca de informações, muitas vezes não dá tempo de ler, o que gera dúvidas ou faz com que a pessoa pegue o ônibus errado. Além de beneficiar o usuário, que pode ver as informações completas, a nova tecnologia facilita o trabalho para a empresa de transporte, que não precisará mais realizar as trocas de informações.
Há o painel em frente ao veículo e um painel na lateral, ao lado da porta de entrada do ônibus. Luciano Gattelli explica que o objetivo sempre é aumentar a visibilidade para que o usuário possa identificar a linha do ônibus, com uma leitura mais fácil, rápida e intuitiva.

— A Geração 2 de painéis de itinerários está equipando o ônibus 623, ela possui alguns diferenciais. O primeiro é a resolução do painel, que é a quantidade de pontos que o painel de LED consegue mostrar. Para se ter uma ideia, o painel atual tem uma resolução de 1.408 LED e o novo, de 18.430. Com isso, há uma melhor qualidade de letra, fazendo com que o usuário consiga identificar com facilidade qual o ônibus que vai usar, visualizando ao mesmo tempo origem e destino — destaca Gattelli.
O segundo benefício é o uso das cores, que torna a leitura mais intuitiva. Além disso, o gerente comercial afirma que a própria cor pode definir qual é a linha do veículo. Outro benefício está ligado às informações: hoje é preciso atualizar os ônibus com um pen drive, um por um, para inserir o pacote de mensagens utilizadas. Com a tecnologia da Geração 2, a atualização passa a ser por wi-fi. Com isso, da central de comandos é possível atualizar os ônibus que estão no pátio sem a necessidade de estar fisicamente em cada veiculo. Um ponto positivo também é que com essa tecnologia, com um único modelo de itinerário, é possível atender qualquer tamanho de ônibus.
— É um produto praticamente inédito no Brasil, e a Visate tem sido pioneira no uso desta tecnologia que segue a tendência em vários países do mundo, ou seja, poder oferecer ao cliente um benefício de facilidade do uso do transporte coletivo— afirma Gattelli.
A empresa Dimelthoz trabalha há 20 anos com tecnologia, desenvolvimentos e fabricação de produtos que utiliza a tecnologia eletrônica. Em 2006, no lançamento da Geração 1 de itinerários criou padrões até hoje utilizados por todos os fabricantes, e agora com a Geração 2 se inicia novo ciclo de mudança nos conceitos criados desde 2007.
Gattelli reforça que o diferencial do visual é muito expressivo, não só pela estética, mas também por possibilitar a melhor identificação do ônibus pelo passageiro.
O produto foi desenvolvido durante dois anos. No ano passado, foi apresentado para a Visate, que aceitou instalar em um de seus veículos para testar e avaliar a tecnologia. O gerente afirma que receberam respostas positivas da concessionária pela facilidade de uso e benefícios. Entretanto, a empresa ainda não tem respostas se a tecnologia vai ser adotada nos veículos.
Monitoramento das condições dos pneus
Com a tecnologia referente ao itinerário, a empresa equipou o veículo com uma ferramenta que monitora as condições dos pneus. É possível verificar a temperatura e a pressão dos pneus.
— Um pneu bem monitorado traz dois grandes benefícios: a segurança e a economia de combustível. Geralmente a baixa pressão faz com que o ônibus consuma mais combustível e se estiver com muita, acaba danificando o pneu e isso também vai trazer custos excessivos — destaca Gattelli.
Trata-se de uma tecnologia preventiva que aumenta a durabilidade dos pneus, pois se foram bem cuidados através desse sistema será possível aumentar o número de recapagens do pneu.