Da mesma forma que o transporte por aplicativos provoca reflexão e novas posturas para o transporte coletivo, os sites de vendas online estão colocando em xeque o varejo tradicional. Uma recente pesquisa, realizada em janeiro pela Social Miner, revela o perfil desse consumidor que compra online por causa das facilidades, entre elas, receber o produto em casa (50,8%), mas também expõe uma parcela (46,3%) que ainda tem medo de ser enganada ou cair em uma armadilha.
A pesquisa aponta que apesar de familiarizados com os ambientes virtuais, 18,6% dos respondentes afirmam não realizar compras online. Vale destacar que, entre o público que alega se manter distante das lojas virtuais (18,6%), 28,72% têm 50 anos ou mais.
— Estamos passando por um momento de transição, é fundamental criar laços de confiança mútua com esse público acima dos 50 anos e atender às suas necessidades e expectativas — defende Ricardo Rodrigues, CEO da Social Miner.
INTERESSE RECENTE
Cerca 40%, dos que têm comprado online cedeu às lojas virtuais entre 2017 e 2019. A pesquisa indicou que entre consumidores que têm comprado há cerca de um ano, 27,07% estão entre 30 e 39 anos e outros 24,06% entre 16 e 24 anos.
— Este público mais jovem está entrando agora no mercado de trabalho e se empoderando financeiramente. Com certeza, o varejo virtual terá muito a ganhar com eles, e vice-versa, porque já nasceram falando a mesma linguagem do mobile, tecnologia e tendências — argumenta Rodrigues.
PRESENTEAR A SI MESMO
Outro destaque trazido pesquisa mostrou que na hora de presentear, 84.1% declararam comprar para si mesmo, 30%, presenteiam os companheiros (as) e 26.5%, os filhos ou enteados.
A pesquisa da Social Miner também identificou as formas de pagamento mais utilizadas. São elas: cartão de crédito a prazo (63,10%), boleto (35,6%), cartão de débito (18%), dinheiro (12,7%) e transferência bancária (4,6%).
E veja que interessante: 79,9% dos consumidores afirmaram não terem enfrentado problemas ao comprarem em e-commerces ao longo de 2019.
DIAGNÓSTICO
Não compram online
> 18,6% afirmam não realizar compras online.
> 28,72% destes desinteressados em compras online têm 50 anos ou mais.
> 46,3% responderam que não compram por sentirem medo de fraudes.
> 25,5% porque simplesmente não confiam nos sites.
> 19,1% justificam que o valor do frete afasta o interesse pela compra.
Compram online
> 61,5% dos respondentes começaram a comprar online por causa das ofertas.
> 55,1% disseram que compram online por causa da praticidade.
> 50,8% usam o serviço de venda online porque recém o produto em casa.
> 32,28%, afirma comprar em e-commerces pelo menos uma vez a cada três meses.
> 23,3% finalizam mais de um pedido por mês.
> 53,65% são mulheres.
> 50,24% estão entre os 30 e z 49 anos.