Continua gerando comentários a publicação sobre o tema “O custo shopping afasta clientes”, em que a coluna discute o grande número de espaços comerciais vazios em empreendimentos como o Bourbon San Pellegrino.
Lojistas e consumidores chegaram a questionar se Caxias do Sul tem potencial para abrigar dois grandes shoppings (San Pellegrino e Iguatemi).
Instigado pela indagação, o economista Mario Henrique da Rocha escreve à coluna para expor a sua percepção a partir de dados:
“Para comparar, encontrei São José do Rio Preto (SP), com população e PIB um pouco inferiores aos de Caxias e tendo o setor secundário (indústria) como principal motor de sua economia. Essa cidade possui um Shopping Iguatemi e outro de tamanho interessante, cujo nome é Riopreto. Se uma cidade de menor população e PIB consegue comportar dois shoppings, Caxias também consegue. Basta encontrar soluções para diminuir o “custo shopping” e atrair novos clientes. Diante desse cenário, muitos caminhos podem ser adotados, porém implicam em alguma renúncia. A diminuição nos preços de aluguel é um caminho, porém pode impactar o resultado da gestora. A diminuição da tributação por parte do poder público seria interessante para atrair o consumo. Por fim, maximizar a estratégia de marketing, promoções e eventos.”
Potencial de consumo existe, mas é preciso fomentá-lo.
Leia mais: