Cerca de mil estudantes de 35 cidades da região participam do 5° Manager Day, competição de estímulo ao empreendedorismo realizada no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF), nesta quarta-feira (12).
O evento oferece uma imersão no mundo dos negócios, com palestras, debates e a principal atividade: a competição Startplay, uma disputa entre projetos empreendedores desenvolvidos por alunos de 11 a 18 anos.
Ao longo do último ano, os participantes tiveram aulas sobre empreendedorismo e aprenderam habilidades para desenvolver o próprio negócio. O objetivo, além da competição, é pavimentar uma preparação para o mercado de trabalho.
Até o final da tarde, os estudantes devem apresentar seus projetos à uma banca avaliadora. O grupo ganhador leva uma bolsa de 10% de desconto durante todo o curso de graduação na UPF, válida para todos os integrantes do programa na cidade.
Como é a competição
Os participantes integram o Programa Jovem Empreendedor, do Instituto Manager, projeto de incentivo com sede no UPF Parque Científico e Tecnológico. Ali, eles aprendem como criar um negócio do zero, como explica a diretora pedagógica do Instituto, Luciana Crestani.
— Os alunos decidem sobre o que vai ser a sua empresa, com diferentes módulos de ensino que falam sobre marketing, finanças, administração, entre outros. Eles olham para sua família e pensam como melhorar sua realidade, avaliam interesses da comunidade, desenvolvem seus projetos a partir disso — disse Crestani.
Quem vem de fora identificou o engajamento dos alunos no projeto. É o caso de Cidirlei Colombo, professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola Florestal e Ambiental (EMAFA), de Ilópolis, que acompanhou os alunos no Manager Day.
— Possibilita que a gente trabalhe muito com a metodologia ativa, que incentiva os estudantes a aprenderem de forma autônoma, e também com tecnologias — afirmou a professora.
Pelo menos 50 estudantes de Ilópolis viajaram cerca de 120 quilômetros para participar do evento em Passo Fundo e vivenciar, pela primeira vez, a imersão proporcionada pelo evento.
— É uma inovação. A gente tem uma expectativa muito positiva para que isso alavanque e viemos atrás de conhecimento — pontua Cidirlei.