Uma Instituição de qualidade exige diversos requisitos, como bons cursos, infraestrutura completa, corpo docente qualificado, projetos de extensão, produção científica, políticas acadêmicas e de gestão. No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) é responsável por avaliar e medir cada um desses critérios. Com isso, caso a instituição preencha todas as condições, recebe uma nota máxima do MEC.
Em 2023, a Faculdade IDEAU, de Passo Fundo, recebeu a nota cinco do Ministério – valor máximo na avaliação. Isso é um marco para a comunidade acadêmica, refletindo o compromisso contínuo da instituição com a excelência educacional e a dedicação em proporcionar um ambiente de aprendizado de qualidade.
– A nota representa a validação e a consolidação da missão da Faculdade IDEAU, que é oportunizar, por meio da educação de excelência, o aperfeiçoamento teórico e prático para a formação humana e desenvolvimento da sociedade – diz o diretor da Faculdade IDEAU de Passo Fundo, Juliano Bavaresco.
Dedicação contínua
Como citados anteriormente, diversos requisitos precisam ser cumpridos para alcançar a nota máxima do MEC. O trabalho da IDEAU por trás dessa validação é algo longínquo, que acompanha a instituição desde o início. Para atingir esse patamar, a faculdade trabalhou diversas frentes, por exemplo:
- Aspectos legais: está atenta à legislação vigente para atender às demandas dos órgãos superiores.
- Currículo: busca manter um currículo atualizado, que esteja de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e conectado com a evolução do mercado de trabalho.
- Projeto pedagógico: uma metodologia própria e inovadora, em que a educação é pensada para que o aluno seja o protagonista no processo de aprendizagem.
- Infraestrutura: ampla, moderna e tecnológica, fazendo com que os estudantes tenham acesso a diversas experiências acadêmico-profissionais durante a formação.
- Corpo docente: professores que, além do grande conhecimento acadêmico, possuem muita experiência profissional dentro das áreas de formação, possibilitando o uso de casos reais e atuais no processo de construção do conhecimento dos estudantes.
Metodologia diferenciada
Um aspecto que destaca a IDEAU, conferindo essa nota máxima, é o método de aprendizagem utilizado pela faculdade. O processo de ensino da instituição está pautado no uso de metodologias ativas, empregando a sistemática de projetos, sala de aula invertida e aproximando os alunos da prática significativa.
– A instituição proporciona condições para um ensino de qualidade e atenta para a pesquisa em nível de iniciação científica e extensão, enfatizando o ensino investigativo e interdisciplinar – afirma o diretor.
A faculdade une três políticas de ensino que regem a matriz curricular dos cursos. Dessa maneira, a organização tem como objetivo oferecer aos egressos uma base sólida de formação e desenvolvimento de habilidades e competências para o mercado de trabalho, integrando o ensino às realidades social, cultural e psicológica.
A primeira política é o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP). O programa ocorre semestralmente de forma interdisciplinar, visando desenvolver a aprendizagem teórica e a aplicação prática dos conteúdos na sociedade e no mundo de trabalho.
A segunda política é o desenvolvimento de uma prova interdisciplinar. A partir desse exame, a instituição busca fazer com que os acadêmicos compreendam a conexão entre os conteúdos e as disciplinas com temas e assuntos gerais.
A terceira política é a utilização de guias de estudos – método de ensino e aprendizagem de sala de aula invertida. Nesta metodologia, a conceituação é vista de forma autônoma pelo aluno por meio de atividade assíncrona e aprofundada pelo professor durante a aplicação prática por meio de tarefa síncrona.
Componentes de destaque
Além da metodologia e da dedicação, outro componente que auxiliou a faculdade a receber a nota máxima são os projetos de pesquisa. O projeto de aperfeiçoamento teórico e prático da IDEAU conta com três pilares: Ensino, Pesquisa e Extensão.
– Desde o primeiro semestre, os alunos já estão inseridos na iniciação científica e em projetos de extensão. Isso possibilita a construção de um currículo acadêmico com diversas publicações, proporcionando também muitas vivências práticas. Além disso, o PATP também contribui para o desenvolvimento de habilidades comportamentais (soft skills) cada vez mais valorizadas no mundo profissional – explica Bavaresco.
Um critério importante da avaliação é a infraestrutura. A organização conta com um ambiente moderno e tecnológico, constituído por uma série de laboratórios, salas de aulas e áreas de convivência, que possibilitam a integração da comunidade acadêmica. Dentre os diversos espaços, destacam-se: Laboratórios de formação básica e específica, Farmácia Escola, Clínica Escola de Fisioterapia, Clínica Escola de Estética e Cosmética, Academia Escola, Clínica Escola de Psicologia (CEPsi), Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e Fazenda Escola (área experimental, hospital veterinário e laboratório de solos).
Um ponto fundamental da Instituição é o corpo docente, que no caso da IDEAU, é composto por mestres e doutores, que além de um vasto conhecimento acadêmico, possuem experiência profissional, dentro da área de formação.
– O corpo-técnico administrativo é muito competente e comprometido com todo o processo acadêmico e com a comunidade. Também há uma equipe de coordenadores de curso altamente qualificada que conduz as atividades acadêmicas e administrativas com maestria. A soma e a união de tudo isso faz com que a IDEAU tenha chegado neste patamar – conta Bavaresco.
Manter a excelência
A validação por parte do Ministério da Educação comprova que a IDEAU está seguindo o caminho certo para concretizar sua missão e alcançar seus objetivos – um ensino de qualidade para os alunos. Contudo, é importante que o trabalho continue sendo feito com excelência para manter a nota máxima.
– A busca pela excelência é contínua. Dessa forma, a gestão deve seguir focada em aprimorar cada vez mais as políticas de ensino, estando sempre atentos às inovações e exigências do mercado de trabalho. Além disso, deve-se manter a conexão do perfil do egresso com as demandas atuais do mundo profissional nas diferentes áreas do conhecimento. Apenas assim é possível contribuir com a formação humana e profissional dos alunos. Tenho certeza de que este é apenas o início de um trabalho que ainda renderá muitos frutos – finaliza o diretor.