
O jornalista Márcio Ehrlich morreu na manhã de segunda-feira (24), no Rio de Janeiro. Ele foi editor e criador do Janela Publicitária, portal dedicado à cobertura do mercado publicitário. Em notícia publicada no site, a causa da morte foi confirmada como choque séptico e falência de múltiplos órgãos. Ele deixa a mulher, Renata, dois filhos, e um neto.
Na matéria que comunicou seu falecimento foi incluído um texto em que o próprio jornalista relembra sua trajetória profissional:
"Sempre procurei me divertir, experimentando o que fosse possível na área de comunicação. Me divertindo, assim acabei sendo jornalista, publicitário, desenhista, relações públicas, músico e ator. Tudo de carteirinha", escreveu Ehrlich.
Formado em medicina psiquiátrica pela UFRJ, rapidamente se voltou para a comunicação. Sua trajetória começou nos anos 1960 como cartunista na Tribuna da Imprensa, O Cruzeiro, O Pasquim e Jornal de Ipanema, enfrentando a censura da ditadura militar.
Em 1977, lançou a coluna Janela, que posteriormente se tornou um dos principais portais especializados no setor.
Também escreveu sobre cultura pop, sendo colunista do Vídeo Guia no O Globo, onde abordava temas como histórias em quadrinhos e videogames. Como comentarista especializado também trabalhou na televisão e no rádio.
Paralelamente, explorou a música, formando uma banda de rock:
"Filho de uma professora de música, e sendo um garoto que amava os Beatles e os Rolling Stones, não lutei no Vietnam, mas tive minha banda de rock, 'Ted, Al & Cid', em que eu e dois argentinos íamos atrás de onde o povo estava", contou o jornalista.
Em seguida mergulhou no teatro e na TV, atuando em novelas da Manchete e da Globo, além de peças teatrais. Ehrlich atuou em diversas produções, incluindo novelas como Pantanal, Explode Coração, Pátria Minha, Deus nos Acuda, Rainha da Sucata e Joia Rara, sua última participação na TV Globo em 2013.
Na indústria de publicidade, foi diretor de planejamento da Dinâmica Promoções, além de atendimento e gerente de comunicação da V&S. Manteve participação ativa em diversas entidades e associações de publicidade, sendo diretor da Associação Brasileira de Propaganda (ABP) e da Associação Brasileira de Marketing, diretor de eventos da Abap-Rio e presidente da Ampro-Rio.
Atualmente, era vice-presidente executivo da Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, além de coordenador nacional do Prêmio Colunistas.