Atuando há 50 anos no Rio Grande do Sul, com 29 lojas, inclusive uma no Centro de Caxias do Sul, a Tumelero Materiais de Construção foi vendida para a gigante Saint-Gobain, facilitando a entrada do grupo no varejo do setor no Estado.
Com a aquisição da rede – líder e pioneira na implantação do autosserviço e no formato home center no mercado gaúcho –, a Saint-Gobain torna-se a maior cadeia de pontos de vendas no comércio da construção no país, com 70 lojas operando com as bandeiras Telhanorte, Telhanorte Conceito, Pro Telhanorte e, agora, Tumelero, em 46 cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
– Consideramos de grande importância poder entrar no varejo de materiais de construção em uma região tão relevante do país, como a Sul, por meio da maior rede local – afirma o presidente da Saint-Gobain para o Brasil, Argentina e Chile, Thierry Fournier.
A marca Tumelero será mantida, assim como os projetos em andamento, incluindo a modernização das lojas, a expansão da rede e a geração de novos empregos no Estado. Essa aquisição está alinhada à estratégia da Saint-Gobain de desenvolver em longo prazo sua atividade de distribuição no Brasil. A transação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
No mundo: a multinacional francesa Saint-Gobain tem operações em 67 países e um total de 170 mil funcionários.
No Brasil: referência nos mercados do habitat sustentável, a Saint-Gobain está presente no país há 80 anos. Possui cerca de 17 mil funcionários diretos e indiretos, receita anual de R$ 8,7 bilhões, assim como 57 fábricas, 43 centros de distribuição, 10 mineradoras, 41 lojas, 23 escritórios comerciais e um centro de pesquisa e desenvolvimento. Com o negócio, esses dados ganham mais argamassa.
Caixa-Forte
Rede Tumelero, com loja em Caxias, é vendida para multinacional
Com a aquisição, aprovada pelo Cade, gigante Saint-Gobain ingressa no varejo da construção civil no Rio Grande do Sul
Silvana Toazza
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project