
Entre os principais veículos do país, Zero Hora foi o que mais gerou engajamento de seus leitores, no Facebook, no mês de novembro. Dados divulgados pela Torabit, empresa de monitoramento digital e métricas, mostram o jornal como primeiro do ranking, com uma taxa de 4,39%, seguido pelo portal Uol (4,27%), R7 (3,58%), Estadão (2,88%) e O Globo (2,71%).
O número é resultado da soma das curtidas, comentários e compartilhamentos em todos os posts publicados durante o mês multiplicada por 100 e dividida pelo total de fãs da página.
ZH Tablet já está à venda
Tire suas dúvidas sobre os novos produtos de ZH
- Essa taxa mostra a capacidade do veículo ou da marca de se comunicar e ter a resposta dos seus leitores - afirma Caio Túlio Costa, um dos fundadores da Torabit.
Segundo o jornalista, esse é o cálculo utilizado no mercado para a medição do engajamento nas redes sociais. ZH também foi o veículo que mais publicou no Twitter (4.209 posts) e no Facebook (2.336 posts) durante o mês.
- Postar mais não significa maior taxa de engajamento, mas a Zero Hora tem um público muito fiel, que repercute muito mais o que o jornal mostra. Essa cumplicidade regional com os leitores ajuda muito - acrescenta Costa.
Em comparação com veículos estrangeiros, segundo dados da Torabit, ZH também fica na frente do jornal espanhol El País (3,86%), Buzzfeed Estados Unidos (3,7%), Daily Mail (3,6%), Huffington Post (3,54%), The Guardian (1,61%) e New York Times (1,2%).
- O gosto pelo debate e pelo contraponto faz parte do DNA do gaúcho. Nosso público se envolve mais que a média nas discussões nas quais acredita. Como nosso jornalismo tem forte viés local e, portanto, propõe temas relevantes e próximos desse público, essa combinação é a alavanca perfeita para esse comportamento - destaca o diretor Comercial e de Marketing de Jornais do Grupo RBS, Marcelo Leite.
No Twitter, o jornal ficou em segundo lugar, com taxa de engajamento de 0,40%, atrás de O Globo (0,44%) e à frente de Estadão (0,31%) e Folha (0,27%).
Leia as últimas notícias