A prefeitura de Caxias do Sul tem um cronograma para justificar porque a prioridade no momento são os ônibus e o fluxo de veículos na área central. Pedestres e ciclistas estão relegados a um segundo plano nesta primeira fase do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Confira o andamento e a previsão das obras para cada público:
CICLISTAS
Previsão de investimento: indefinida
- Estão em construção bicicletários nas Estações Imigrante e Floresta.
- Uma ciclovia na Rua Luiz Michelon ligará o bairro Cruzeiro à Estação Imigrante.
- Está sendo finalizado edital para licitação e contratação de empresa para elaborar um plano cicloviário. O edital deve ser publicado em junho. A empresa vencedora tem um ano e meio para apresentar o projeto.
- Há projeto de ciclovia na entrada de Forqueta.
- Já existe uma ciclovia - subutilizada - na Rua Atílio Andreazza.
PEDESTRES
Previsão de investimento: R$ 1 milhão
- Na metade de junho começa a instalação de 60 sinaleiras para pedestres. Serão privilegiados entornos de escolas, perimetrais, vias estruturais e a substituição de quebra-molas do Centro, nos locais em que foram instalados com a justificativa de facilitar a travessia de pedestres. Os equipamentos custaram R$ 450 mil e a instalação deve ser concluída em 20 meses.
- Haverá reforço na sinalização, quando os corredores de ônibus e o recapeamento asfáltico do SIM forem concluídos, o que deve facilitar a circulação de pedestres. O custo estimado é de R$ 550 mil.
- Na área central serão mantidas as sinaleiras com vermelho total: semáforos que fecham todas as ruas ao mesmo tempo para que os pedestres atravessem em segurança.
CARROS
Previsão de investimento: R$ 11,3 milhões
- Nas ruas onde são construídos corredores de ônibus, haverá recapeamento asfáltico das outras pistas, com R$ 10,3 milhões investidos e conclusão prevista para outubro de 2016.
- Há projeto de sinalização com investimento de R$ 1 milhão. O projeto deve ser concluído em outubro de 2016.
- O SIM prevê disciplinar espaços físicos, separando de forma mais eficiente a área destinada ao transporte privado e aos ônibus, tornando a circulação de carros mais ágil.
- Foram retiradas áreas de estacionamento de ruas centrais, melhorando o fluxo.
- As conversões sobre corredores de ônibus foram proibidas em vários cruzamentos da Sinimbu e Pinheiro.
USUÁRIOS DE ÔNIBUS
Previsão de investimento: R$ 37,75 milhões
- Estão sendo construídos corredores de ônibus de concreto. Todos, com custo de aproximadamente R$ 11,5 milhões, devem ser concluídos em outubro de 2016.
- Estações de transbordo estão sendo erguidas, com custo estimado em R$ 25,8 milhões. A Estação Floresta já foi concluída e a Imigrante está em fase final. A Zona Norte e a São Ciro ficam prontas no fim de 2017.
- Haverá mudança no sistema operacional do eixo leste-oeste para permitir troncalização com tarifa única: será possível pegar um ônibus dos bairros até a via principal e dali atravessar a cidade pagando apenas uma passagem. O custo estimado é R$ 450 mil, com início de operação em 2016.
- Veículos BRT irão ligar as estações Floresta e Imigrante, com poucas paradas no Centro.
Pedestres e ciclistas
Entenda o cronograma das obras de mobilidade em Caxias do Sul
Prioridade neste primeiro momento é o trânsito de veículos
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