O estaqueamento da estrutura da nova ponte do Guaíba foi retomada na quinta-feira, depois que a Diretoria de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de Brasília aprovou os projetos básico e executivo da obra - o que deveria ter acontecido entre setembro e outubro de 2014. A colocação das estacas deve ser concluída em duas semanas.
Começam as obras da nova ponte do Guaíba
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Pelos próximos 45 dias, operários vão trabalhar na construção de cerca de 10 blocos para iniciar a execução dos pilares da nova travessia. As fundações da travessia já estão sendo feitas desde fevereiro em uma usina de concreto em Canoas.
O Dnit ainda não concluiu o processo de desapropriação de áreas privadas. Quando isso ocorrer, a Justiça Federal vai começar o processo de audiências de conciliação. Também segue o problema de invasão em uma das áreas do futuro reassentamento das famílias da nova ponte do Guaíba. Em dezembro, já havia 56 casebres no terreno, localizado na Avenida Ernesto Neugebauer, na zona norte de Porto Alegre.
As obras da nova ponte devem ser realizadas em três anos. A segunda ponte terá uma extensão de 7,3 quilômetros de obras e 28 metros de largura nos vãos principais. Cada pista contará com duas faixas de rolamento com acostamento e refúgio central. No entanto, é possível que, no futuro, a ponte tenha três faixas de tráfego para cada sentido. O Dnit estima que 50 mil veículos utilizem a nova ponte diariamente..
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Detalhes sobre a obra:
- Consórcio construtor: Queiroz Galvão e EGT Engenharia
- Extensão da ponte: 2,9 quilômetros
- Extensão com acessos e elevados: 7,3 quilômetros
- Aço utilizado: 17,6 mil toneladas
- Empregos durante a obra: 1,1 mil
- Tráfego: 50 mil veículos por dia
- Duração prevista da obra: três anos
- Custo: R$ 649,62 milhões
*Zero Hora com informações do blog Estamos em Obras