Como se não bastasse o cenário de incertezas, que tem provocado retração no comércio há meses, os comerciantes contam com outro inimigo para as vendas de Páscoa: o calendário. Como a data cai no primeiro domingo do mês - no ano passado, foi em 20 de abril -, boa parte dos caxienses ainda não terá recebido o salário até o próximo final de semana. Sem o bolso cheio, o consumidor fica mais cauteloso, mesmo com os esforços do varejo em oferecer parcelamentos.
O cartão de crédito, que já foi solução em outros tempos para minimizar o efeito do calendário, também não está despontando neste ano devido à inadimplência e à instabilidade. O consumidor está com medo de gastar o que não tem e depois perder o emprego.
Já na semana que vem, época que os supermercados apostarão em liquidações para vender o que sobrou de chocolate, o movimento deve ser maior do que o normal, acredita o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros), Eduardo Luis Slomp. A expectativa ocorre porque a combinação de promoções aliada ao dia do pagamento tem tudo para intensificar a procura:
- Estamos tendo uma Páscoa bem atípica em função do calendário. As vendas do saldão normalmente já são boas, mas com o pagamento neste ano devem ser maiores - acredita.
Em relação ao ano passado, o setor projeta leve crescimento de 2% no faturamento dos estabelecimentos do Estado, aponta a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). A retração no consumo, revela Slomp, está refletindo mais em estabelecimentos que só vendem chocolate:
- Para os supermercados, os ovos de chocolate não representam tanto porque vivemos o ano todo sem eles. Investimos nesse item mais como um chamariz para o consumidor vir e fazer o restante das compras também no estabelecimento. Já essas empresas que só vendem chocolate estão sofrendo mais, tanto que em outros anos a cidade estava minada de salas comerciais específicas de chocolate e neste ano está bem diferente - analisa.
Para atrair o consumidor nos dias que antecedem a Páscoa, muitos súpers já têm apostado até mesmo em promoções antecipadas que oferecem descontos de até R$10 no valor final do ovo. Outras marcas apostam ainda em outras estratégias, como brindes:
- Quem comprar três ovos ganha um outro de 185 gramas de graça - conta Eliana da Silva, promotora de vendas da Garoto e da Nestlé.
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