
Pela terceira vez, o aposentado João Alfredo Dresch, 68 anos, passou por constrangimento com o próprio invento, um modelo compacto e econômico de carro elétrico - chamado de JAD - em Lajeado, no Vale do Taquari.
Diferente das duas primeiras vezes, quando teve o veículo guinchado por não portar placas, nesta terça-feira o empresário foi multado por estacionar de frente em uma vaga paralela.
- Fui na farmácia e quando voltei os azuizinhos (fiscais da prefeitura) estavam lá, assinando o papel. Me recusei a assinar a multa e aleguei que o carro nem chegava até a faixa branca - conta Dresch, que não soube informar o valor aplicado.
O inventor afirma que vai procurar o Detran para saber se estava errado ou não. Caso realmente tenha cometido uma infração, relata que pagará a multa.
- Estacionei que nem uma moto, ocupando quase o lugar de uma. Estou ajudando e deixando mais espaço, não o contrário - argumenta o aposentado, que depois estacionou como os agentes de trânsito orientaram.
Inventor estacionou conforme a orientação dos agentes
Foto: Guilherme Giannoulakis, Divulgação
No início deste ano, dois anos e meios depois que finalizou o protótipo, Dresch conseguiu autorização e placas do Detran para circular. Agora, está em busca incentivos para transformar sua criação no primeiro carro elétrico fabricado em escala comercial no país. A ideia surgiu em 2009, em uma viagem à Itália:
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- Lá, os carros são estacionados assim.
Zero Hora tentou contato com o órgão municipal de trânsito, mas não conseguiu uma posição dos agentes responsáveis pela multa.
Fotografias fizeram sucesso na internet
O autor das fotografias que flagraram a multa de Dresch, Guilherme Giannoulakis, comentou que estava trabalhando quando seu sócio viu pela janela da empresa o carro sendo multado:
- Achei que foi falta de sensibilidade. Ele estava tentando ocupar menos espaço - afirma.
Depois que postou as fotos em seu perfil em uma rede social, se surpreendeu com os mais de 30 compartilhamentos e comentários em poucas horas.
- Não imaginei essa repercussão - relata.
Conheça o carro
Tamanho: 1,20 metro de altura, 1,05 metro de largura e 1,95 metro de comprimento
Peso: 295 quilos
Capacidade: duas pessoas
Motor: elétrico, tem rolamento especial de 5 CV Velocidade máxima: 70km/h
Equipamentos: cinto de segurança, freio a disco nas quatro rodas, extintor de incêndio, freio de mão, estepe e carregador de bateria para tomadas convencionais 110 V ou 220 V
Bateria: 14 baterias de gel, com vida útil de até cinco anos
Autonomia: após duas horas carregando, o carro anda por duas horas
Especificidades: não é automático e não tem marcha, tem apenas freio e acelerador. A ré é acionada por um botão que inverte a polaridade do motor
Custo de rodagem: cerca de R$ 0,10 por quilômetro (valor gasto com energia elétrica) Valor de venda: estimado entre R$ 15 mil e R$ 18 mil