


Mobilidade urbana é um dos temas mais atuais. Prova disso foram os protestos do meio do ano, pautados pelo reajuste da tarifa de ônibus. O trânsito é cada vez mais caótico nas grandes cidades, não há mais espaço para tantos carros e o transporte coletivo nem sempre é eficiente. Caxias do Sul é uma cidade com quase 500 mil habitantes e uma frota de pouco mais de 270 mil veículos, conforme dados do Detran, e que começa a enfrentar problemas de trânsito. Como muitos especialistas apontam o uso do transporte coletivo como solução para o tráfego intenso, convidei o prefeito de Caxias, Alceu Barbosa Velho, para ir de casa até o trabalho de ônibus. Ele 'embarcou' na ideia e nós narramos, ao vivo, o trajeto.
Como Alceu mora em um bairro próximo do centro da cidade, o caminho foi curto. Mas deu para conferir a qualidade do serviço e anunciar, com exclusividade, a criação de corredor duplo de ônibus na área central. A obra foi apresentada oficialmente no final de novembro, dentro de um programa chamada Sistema de Integrado de Mobilidade. O pacote me parece bem ousado, porque prioriza o pedestre e o transporte coletivo.
A ida do prefeito ao trabalho de ônibus gerou diversas manifestações: gente elogiando e gente criticando. Os próprios passageiros acharam estranha a presença do chefe do Executivo no "busão". Que bom se essa fosse uma prática diária das nossas autoridades, não é?
Confira outros fatos da retrospectiva: