O presidente da Rede Gaúcha de Ensino Superior à Distância (Regesd), Sérgio Franco, resume com um pensamento o futuro da educação à distância no país: é preciso parar de questionar quais cursos podem ser feitos à distância e começar a perguntar o quê, em cada curso, pode ocorrer nesta modalidade. Franco, que é membro do Conselho Nacional da Educação, ligado ao MEC, diz que esta discussão está ocorrendo em nível nacional.
A secretária de Educação à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mára Lúcia Fernandes Carneiro, concorda com Franco e aponta para um futuro em que qualquer graduação poderá ter disciplinas à distância.
- Acredito que, ao longo do tempo, não se faça mais diferença entre presencial e à distância. Os cursos oferecerão as disciplinas conforme as possibilidades de adequação de seus conteúdos a uma modalidade ou outra. Na UFRGS, por exemplo, qualquer disciplina que envolva o uso das tecnologias e desenvolva mais do que 20% de sua carga horária com atividades online é considerada disciplina à distância, pois não utilizamos a nomenclatura semipresencial - conta Mára Lúcia.
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Um dos ganhos de um curso híbrido seria, segundo ela, o de desenvolver um maior número de competências no aluno.
- Um estudante que vivencia atividades à distância certamente se torna mais autônomo e organizado, aprende a trabalhar de forma mais colaborativa, acredita na busca constante pelo conhecimento e, assim, amplia sua experiência nos cursos presenciais - pondera ela.
Doutora em Educação, Débora Conforto relata que busca utilizar os recursos da educação à distância até nas disciplinas presenciais que ministra:
- Uso muito os recursos da EAD e, mesmo em disciplinas presencias, busco nos recursos da modalidade à distância a ampliação dos tempos e espaços de aprendizagem. A EAD, quando bem trabalhada, qualifica o processo de ensino-aprendizagem no formato presencial.
Para a professora, o caminho para uma maior abrangência da educação à distância é positivo e sem volta. Na opinião de Débora, a necessidade da formação continuada para todas as carreiras profissionais tem na formação à distância uma real possibilidade de concretização.
- A presença da EAD é uma realidade educacional em forte processo de expansão - salienta.
Além disso, outro ponto positivo levantado por Débora é a não homogeneização do aprendizado:
- A modalidade EAD permite a concretização de um dos conceitos centrais no pensar de Paulo Freire, o inédito-viável, por romper com a homogeneidade que caracteriza o ensino presencial, em que todos fazem o mesmo ao mesmo tempo. Ao minimizar as limitações de tempo e de espaço do ensino presencial, a EAD permite superar histórias de fracasso escolar ao disponibilizar novos e diferenciados tempos e espaços para o aprender.
Online desde cedo
A professora e doutora em Educação Débora Conforto defende que os elementos do ensino à distância sejam passados para os estudantes desde o Ensino Fundamental. Ao aproximar as crianças da metodologia e dos recursos da EAD se estará estabelecendo condições para colocar em prática o modelo de educação do futuro. E a tecnologia tem sido uma grande parceira - computadores com valores acessíveis e redes de transmissão de dados mais eficientes impõem um novo momento para a tecnologia na escola.
- A estrutura engessada da sala de aula começa a ser suavizada, dando sentido e significado para a plataforma de EAD antes mesmo do ingresso do estudante na universidade. A sala de aula conquista uma interface digital, permitindo de forma mais efetiva a exploração de múltiplas linguagens - texto, imagem, áudio, vídeo, simulação -, com o diferencial de respeitar o ritmo e o estilo de aprendizagem de cada estudante - salienta Débora.
Ela acredita que um estudante que vivenciou a metodologia e os recursos da EAD chega à universidade com uma fluência digital diferenciada, tendo desenvolvido corresponsabilidade pelo processo de aprendizagem.
Competências
Um curso à distância desenvolve no aluno características específicas, que ajudam na formação geral do estudante.
> Maior capacidade de otimização do tempo
> Responsabilidade no processo de aprendizagem
> Familiaridade com os recursos tecnológicos