Está prevista para setembro a conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ponte Internacional que vai ligar o Brasil à Argentina, no Noroeste.
Iniciado em janeiro deste ano, o estudo é realizado por um consórcio binacional, formado pela empresa brasileira Ballcons e as empresas argentinas Iatasa, Atec e Grimaux, vencedoras do edital lançado ainda em 2009.
Porto Mauá, no Noroeste, Porto Xavier, nas Missões, e Itaqui, na Fronteira Oeste, poderão ter pontes ligando o Rio Grande do Sul à Argentina. Tiradentes do Sul, no Noroeste, também reivindica a travessia, mas foi excluída em um acordo binacional.
Segundo Carlos Lopes, coordenador adjunto do consórcio, o estudo é desenvolvido em módulos. No primeiro, que se iniciou em janeiro e deverá ser finalizado neste mês, o consórcio realiza o diagnóstico da conexão territorial, com o estudo do fluxo de veículos em diversos pontos da região, conexões já existentes em pontes no rio Uruguai e também a ligação por balsas entre Brasil e Argentina.
Esta etapa do estudo foi realizada por meio de entrevistas com os motoristas que trafegam entre os países. Os dados coletados estão em análise.
- O objetivo é identificar a origem e o destino dos veículos, avaliar o sistema logístico, a infraestrutura e também a demanda de transporte para o turismo e o comércio.
Na segunda etapa, que tem previsão de encerramento em julho, será realizada a identificação de projetos e a viabilidade de cada um. Neste ponto, será apontada, a partir das informações levantadas na primeira parte do estudo, a estimativa de custos e como a obra poderá ser viabilizada.
- É o estudo de um programa que pode ser composto por mais de uma ponte. Serão apontadas alternativas, pode ser uma, duas ou três pontes. Automaticamente avaliamos os impactos econômicos e ambientais que as obras trariam - relata.
No terceiro e último módulo, que deverá se iniciar em agosto e ser concluído em setembro, ocorrerá a formulação e avaliação de um programa de investimentos para a obra. O estudo vai recomendar um projeto de gestão e como deverá ser o financiamento para a execução da ponte.
- O objetivo é oferecer aos governos do Brasil e da Argentina os elementos técnicos e as avaliações dos custos e benefícios dos projetos, por meio de um programa que avaliará a viabilidade técnica, social, ambiental e dos modelos de gestão que permitam a concretização da obra - complementa Lopes.
Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) informou que só após elaboração e conclusão desses estudos é que o governo federal poderá definir os locais prováveis para a implementação da nova ponte. Vencida essa etapa, duas outras licitações devem ocorrer. A primeira para a elaboração do projeto executivo e a segunda para contratar a empresa responsável pela execução.
Projetos para o RS
Estudo de viabilidade técnica para construção de ponte Brasil-Argentina deve ser concluído em setembro
Só depois é que governo federal deve definir locais prováveis para implantar estrutura
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