Luzes! Câmera! Ação! Cena 1 do documentário Sou Brasileiro, Não Desisto Nunca: em Interlagos, o piloto do carro vermelho número 6 festeja a passagem pelo pano preto e branco. Felipe Massa cruza a linha e vence a etapa final da F-1 na temporada de 2006.
Corte rápido. Cena dois. Dez anos depois, em 13 de novembro de 2016, Massa está outra vez em Interlagos. Mesmo sem equipamento de ponta, sua participação foi inesquecível. Mais de 50 mil pessoas comparecem à penúltima etapa para prestigiar sua despedida. No final da prova, ele recebe abraços de toda a comunidade automobilística. Chora sem parar. Igual ao dia no qual havia vencido pela primeira vez em frente a seus compatriotas. Uma cena igualmente bonita.
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O documentário Sou Brasileiro, Não Desisto Nunca não existe. Mas, se fosse produzido, haveria muitos rolos de filme entre essas duas cenas. A começar pela inclusão obrigatória de uma sequência junto à cena dois: às 13h21min do dia 25 de julho de 2009, Massa sofreu grave acidente no treino classificatório para o GP da Hungria. Paralelamente, biógrafos davam um ponto final às estatísticas do piloto – fato devidamente neutralizado pelo seu retorno às pistas no ano seguinte (e com um convincente segundo lugar na etapa de abertura, no Bahrein).
Aí, de novo recuando no tempo, a tela mostraria o então jovem Massinha acompanhando seu pai, Luis Antônio, em corridas nacionais. E a imensa felicidade ao ganhar um micro kart – "carrinho" no qual alinharia em sua primeira corrida e ganharia o primeiro troféu. Haveria espaço para
mostrá-lo juntando economias para participar de corridas, conquistando títulos na Formula Chevrolet (Brasil), Fórmula Renault (Itália), F-3000 Europeia e – cereja do bolo – a admirável passagem pela F-1. São 250 GPs, 11 vitórias, 41 pódios, 16 poles e 15 melhores voltas.
São números que ele alterará de novo. Agora que resolveu voltar, o faz complicando a vida de seus biógrafos e motivando incontáveis discussões. Mesmo com dúvidas se o retorno foi motivado por dinheiro ou paixão – ou ambos –, Massa, mais uma vez, conseguiu adiar seu epitáfio profissional. Talvez até novembro deste ano...