Dados do Procon de Porto Alegre apontam que foram aplicadas 58 multas por demora no atendimento em agências bancárias no primeiro semestre de 2014. Entre as agências que mais registram reclamações estão o Banrisul e a Caixa Econômica Federal. Com menos reclamações está o Bradesco.
Cada denúncia comprovada com horário de entrada e saída do banco, gera uma multa de R$ 6,2 mil para a agência denunciada. Os bancos que não efetuam o pagamento da multa são inscritos no cadastro de dívida ativa do município e cabe à Procuradoria do município executar, através de um processo na Justiça, para rever esses valores. Entretanto, o Procon diz que a maioria das multas são pagas.
A Diretora Executiva do Procon de Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira, afirmou que toda a reclamação feita por clientes é processada e gera um auto de infração para a agência. Flávia afirma ainda que as agências têm 10 dias para recorrer, mas muitas não têm como sustentar um argumento e acabam pagando a infração.
Hoje os clientes bancários que desejam fazer reclamações podem procurar o Procon de Porto Alegre e fazer a denúncia através do telefone (51) 3289 8774 ou procurar o atendimento presencial, na Rua dos Andradas, 696, no Centro de Porto Alegre.
"O consumidor tem que pegar o ticket de atendimento da senha, com a comprovação do horário de entrada e saída do banco. (...) Como existe uma lei que determina o tempo de espera para atendimento, passado o tempo determinado, (...) nós temos condições de autuar os bancos", confirmou a diretora.
Para evitar aborrecimentos, o Procon orienta que os clientes priorizem o pagamento de contas, boletos ou títulos através da internet ou dos caixas eletrônicos, deixando o atendimento presencial como último recurso. O Procon tem hoje apenas 12 fiscais para fazer inspeção em vários tipos de comércio em Porto Alegre.
A lei municipal que regula o tempo de espera no atendimento bancário é de 1998. O texto afirma que o tempo máximo é de 15 minutos em dias normais, ou 20 minutos em véspera ou após feriados prolongados e em dias de pagamentos dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais.
Gaúcha
Bancos da Capital sofreram 58 multas em 2014 por demora em filas
As multas foram encaminhadas pelo PROCON após denuncias de clientes que não foram atendidos no tempo previsto em lei
Emanuel Soares
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