
A elite do futebol nacional, no que diz respeito ao material esportivo, será atendida por 11 empresas neste Campeonato Brasileiro. A alemã Adidas e a inglesa Umbro lideram o ranking de clubes, com quatro cada uma. A seguir, outra fornecedora alemã, a Puma, controla três times.
O número de empresas envolvidas no Brasileirão 2025 repete o de 2024, com algumas mudanças em função de acessos, rebaixamentos e novos contratos.
Adidas

Fundação: 1949
Sede: Herzogenaurach (Alemanha)
Times do Brasileirão: Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo e Inter.
São os mesmos times de 2024.
Umbro

Fundação: 1924
Sede: Cheadle (Inglaterra)
Times do Brasileirão: Fluminense, Grêmio, Santos e Sport
Os ingleses perderam na Série A o Athletico-PR, que foi rebaixado, em relação a 2024, mas ganharam Santos e Sport, que subiram da Série B.
Puma

Fundação: 1948
Sede: Herzogenaurach (Alemanha)
Times do Brasileirão: Bahia, Bragantino e Palmeiras.
Segunda fornecedora alemã com mais times neste Brasileirão. E tinha apenas o Palmeiras em 2024. Bahia e Bragantino são novidades a partir de 2025.
Volt

Fundação: 2021
Sede: Joinville (SC)
Times do Brasileirão: Fortaleza e Vitória
A catarinense Volt perdeu um time na Série A, com o rebaixamento do Criciúma.
19Treze

Fundação: 2016
Sede: Caxias do Sul (RS)
Time do Brasileirão: Juventude
O Juventude é um dos dois clubes do Brasileirão com marca própria, no fornecimento de material esportivo. A ideia surgiu em 2016, durante o Gauchão.
Athleta

Fundação: 1935
Sede: Shibuya (Japão)
Time do Brasileirão: Mirassol
Empresa japonesa de origem brasileira, a Athleta chegou a vestir a Seleção Brasileira entre 1954 e 1974. Não havia nenhum time atendido por ela no Brasileirão do ano passado.
Kappa

Fundação: 1916
Sede: Turim (Itália)
Time do Brasileirão: Vasco
A empresa italiana tem contrato com o Vasco até o mês de maio. A parceria começou em 2020 e deve ser encerrada. Os cariocas devem passar a vestir Nike em breve.
New Balance

Fundação: 1906
Sede: Boston (Estados Unidos)
Time do Brasileirão: São Paulo
O São Paulo trocou a alemã Adidas pela norte-americana New Balance em janeiro de 2024. A empresa tinha também o Bragantino na última temporada, mas o time de Bragança Paulista (SP) optou por se mudar para a Puma.
Nike

Fundação: 1972
Sede: Beaverton (Estados Unidos)
Time do Brasileirão: Corinthians
A Nike já chegou a vestir seis times na Série A do Brasileiro. Nos últimos anos, focou na exclusividade com o Corinthians e com a Seleção Brasileira.
Reebok

Fundação: 1958
Sede: Canton (Estados Unidos)
Time do Brasileirão: Botafogo
O acordo com o Botafogo ocorreu no final de 2022. É o único time vestido pela marca na elite. O Inter usou Reebok quando foi campeão da América e do Mundo em 2006.
Vozão

Fundação: 2019
Sede: Fortaleza (CE)
Time do Brasileirão: Ceará
Junto com o Juventude, o Ceará possui uma marca própria para fornecer seus uniformes. A ideia foi criada há seis anos. Antes, o time usava Topper.
Preços variam de R$ 249 a R$ 699
A reportagem de Zero Hora pesquisou os valores das camisas em sites das lojas oficiais dos clubes ou das fornecedoras. Algumas equipes ainda vendem uniformes de 2024, com preços entre R$ 249,99 e 319,90 - casos de Ceará, Fortaleza, Vitória e Vasco.
O Bahia apresenta nesta sexta-feira (28), seu primeiro uniforme com a Puma de fornecedora. Anteriormente, o clube tinha uma marca própria, a Esquadrão, que foi desativada.
A camisa do Flamengo, fabricada pela Adidas, é a mais cara do Brasil, custando R$ 699,99. A seguir, vem o Corinthians, com a Nike, custando R$ 664,99. A camisa do Palmeiras custa R$ 499,99. Fluminense, Grêmio e Santos fecham o ranking das mais caras, com valor padrão da Umbro em R$ 469,99.
Preços
- Flamengo — R$ 699,99
- Corinthians — R$ 664,99
- Palmeiras — R$ 499,99
- Fluminense, Grêmio e Santos — R$ 469,99
- Bragantino — R$ 459,99
- Sport — R$ 449,99
- São Paulo — R$ 424,99
- Cruzeiro, Galo e Inter — R$ 399,99
- Botafogo — R$ 349,99
- Ceará — R$ 319,90
- Vitória — R$ 299,90
- Juventude — R$ 299,00
- Mirassol — R$ 289,90
- Vasco — R$ 269,99
- Fortaleza — R$ 249,99
*O Bahia lança novo uniforme nesta sexta-feira (28).
Marcas no Brasileirão
- Adidas — 4 em 2024 e 2025
- Umbro — 3 em 2024 e 4 em 2025
- Puma — 1 em 2024 e 3 em 2025
- Volt — 3 em 2024 e 2 em 2025
- 19Treze — 1 em 2024 e 2025
- Athleta — 0 em 2024 e 1 em 2025
- Kappa — 1 em 2024 e 2025
- New Balance — 2 em 2024 e 1 em 2025
- Nike — 1 em 2024 e 2025
- Reebok — 1 em 2024 e 2025
- Vozão — 1 em 2024 e 2025
Todos patrocinados por empresas de apostas
O Brasileirão 2025 também será marcado pelo patrocínio unânime de casas de apostas esportivas — as chamadas bets — nas camisas dos clubes.
90% deles contam com as marcas em posições de destaque, no centro do uniforme, o chamado patrocínio master.
- Alfa: Grêmio e Inter
- Bet7k: Vitória
- Betfair: Cruzeiro e Vasco
- Betnacional: Sport
- Blaze: Santos
- Cassino: Fortaleza
- Esportes da Sorte: Ceará e Corinthians
- H2bet: Atlético-MG
- Pixbet: Flamengo
- Sportingbet: Palmeiras
- Stake: Juventude
- Superbet: Fluminense e São Paulo
- Vbet: Botafogo
- Viva Sorte: Bahia
Apenas Mirassol e Bragantino não estampam no centro da camisa alguma empresa do setor, mas eles estão ligados a 7K e Betfast, respectivamente. O patrocínio deles principal são redes de bebidas como o energético Red Bull e o guaraná Poty.
O Flamengo é o que recebe a maior quantia pelo patrocínio: R$ 115 milhões por ano, da PixBet. Vale mencionar que vários clubes quebraram recorde de patrocínio master com acordos recentes. Casos do Atlético-MG, que estampa a H2bet (mínimo de R$ 60 milhões anuais), e do Botafogo com a Vbet (R$ 55 milhões), por exemplo.