O britânico Lewis Hamilton vai largar na pole position no domingo (6) no Grande Prêmio da Itália, depois de superar seu companheiro de equipe Valtteri Bottas na classificação neste sábado (5). O seis vezes campeão mundial fez a volta mais rápida da história da Fórmula 1, com média de velocidade de 264,362 km/h.
Com o tempo de 1m18s887, ele quebrou o recorde do circuito de Monza, que pertencia ao finlandês Kimi Raikkonen, obtido em 2018 (1m19s169).
Esta é 94ª pole da carreira de Hamilton, a sétima em Monza. O espanhol Carlos Sainz surpreendeu ao levar sua McLaren à terceira posição do grid e o mexicano Sergio Pérez vai acompanhá-lo na segunda fila.
– Não foi tão fácil – disse Hamilton, observando que Bottas estava muito perto dele e o forçou a encontrar os melhores ajustes para seu carro.
O campeão britânico larga, portanto, como o claro favorito para a corrida deste domingo (6), que terá início às 15h locais (10h no horário de Brasília). Nesta temporada, ele já soma cinco vitórias, contra uma de Bottas e outra de Max Verstappen (Red Bull).
Sobre seu desempenho, Hamilton brincou:
–Não foi tão ruim.
Em seguida, elogiou sua equipe:
– Foi um desempenho fantástico da equipe - em termos de tempo, quando eles nos colocaram na pista – disse, referindo-se à tentativa da Mercedes de evitar a massa de carros que buscavam vácuos uns dos outros.
Este ano, o britânico tentará igualar o recorde de títulos mundiais do alemão Michael Schumacher, que venceu sete vezes. Com 89 vitórias em Grandes Prêmios, Hamilton também poderá quebrar o recorde do alemão, que é de 91.
Pela primeira vez, as equipes de Fórmula 1 não foram autorizadas em Monza a usar o "party mode", que aumenta a potência dos motores por um curto período de tempo. Isso não impediu a Mercedes de mostrar que está bem acima das demais escuderias.
– Já havíamos previsto que isso não faria grande diferença – disse Hamilton.
– Estou um pouco desapontado por estar em segundo lugar – reconheceu Bottas, que parece resignado a desempenhar um papel secundário ao lado de seu companheiro de equipe.
"Que bagunça!"
A decepção veio novamente das Ferraris, que vão largar bem atrás no circuito "de casa". O alemão Sebastian Vettel foi eliminado no Q1, enquanto seu parceiro, o monegasco Charles Leclerc, foi eliminado no Q2.
– Que bagunça! – vociferou Vettel pelo rádio após sua eliminação, pensando que os pilotos haviam se atrapalhado enquanto tentavam se beneficiar do vácuo para ganhar velocidade máxima.
Este é o pior resultado da Ferrari em Monza desde 1969, uma semana depois que a 'Scuderia' celebrou o 1.000º Grande Prêmio de sua história no circuito de Mugello.
O holandês Max Verstappen (Red Bull), o único piloto fora da Mercedes a vencer uma corrida neste ano, só conseguiu terminar em 5º. O britânico Lando Norris (McLaren) terminou em 6º e o australiano Daniel Ricciardo (Renault) em 7º.
As peculiaridades do circuito milanês, onde as longas linhas retas permitem atingir velocidades muito elevadas, incentivam os pilotos a correr "em equipe" para aproveitar os vácuos do carro que os precede.
Isso dá origem a imagens marcantes, principalmente na primeira parte da classificação, quando todos os veículos estão na pista e seus pilotos correm muito próximos uns dos outros.
Grid de largada do Grande Prêmio da Itália (circuito de Monza) de Fórmula 1:
1ª fila:
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
2ª fila:
Carlos Sainz Jr (ESP/McLaren-Renault)
Sergio Pérez (MEX/Racing Point-Mercedes)
3ª fila:
Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda)
Lando Norris (GBR/McLaren-Renault)
4ª fila:
Daniel Ricciardo (AUS/Renault)
Lance Stroll (CAN/Racing Point-Mercedes)
5ª fila:
Alexander Albon (TAI/Red Bull-Honda)
Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri-Honda)
6ª fila:
Daniil Kvyat (RUS/AlphaTauri-Honda)
Esteban Ocon (FRA/Renault)
7ª fila:
Charles Leclerc (MON/Ferrari)
Kimi Räikkönen (FIN/Alfa Romeo Racing-Ferrari)
8ª fila:
Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari)
9ª fila:
Sebastian Vettel (GER/Ferrari)
Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo Racing-Ferrari)
10ª fila:
George Russell (GBR/Williams-Mercedes)
Nicholas Latifi (CAN/Williams-Mercedes)