Com renda muitas vezes garantida via aposentadoria e condições especiais para acesso ao crédito, os idosos são considerados presas fáceis para o superendividamento e a inadimplência. Especialistas em educação financeira e advocacia afirmam que a ação para evitar descontrole das contas passa por cuidados básicos.
O advogado Gabriel Garcia, especialista em casos de endividamento, diz que um dos maiores perigos, no que toca a idosos, é o fechamento de empréstimos via telefone. Ele afirma que vendedores autônomos que não seguem as regras e boas práticas do sistema financeiro se aproveitam de consumidores com idade avançada para fechar negócio sem que essas pessoas entendam o que estão comprando. Uma das principais dicas é redobrar a atenção ao receber ligações desse tipo.
— No caso de não querer bloquear os números desconhecidos, ao receber ligação falando sobre empréstimo, desligue o telefone, diz que vai falar com o neto ou outro familiar antes de aceitar. Não tenha medo ou vergonha de dizer não. Isso não ofende — destaca.
Wendy Haddad Carraro, coordenadora de programa de extensão em educação financeira na UFRGS, diz que é importante pedir propostas financeiras de forma impressa e não decidir no momento. É importante buscar apoio para ter certeza de que não há cláusulas prejudiciais. Ela também reforça a importância da família nessa assistência aos idosos:
— Muitas vezes, os idosos tomam decisões e se comprometem e os familiares não tomam conhecimento. Depois vira uma bola de neve ou acabam até perdendo bens que levaram a vida para conquistar — afirma Wendy.
Fugir de ofertas milagrosas, negociar dívidas para chegar em acordos mais vantajosos e buscar auxílio de serviços especializados em questões ligadas ao endividamento são outras ações importantes, diz a educadora financeira.
Dicas para evitar a inadimplência
- Bloqueie números de desconhecidos para evitar abordagem abusiva de vendedores de empréstimos. Caso não queira adotar essa medida mais dura, apenas evite alongar a conversa com esse tipo de comerciante, informando que vai buscar mais informações com familiares
- Caso necessite de empréstimo, procure a agência de um banco e busque auxílio para entender cada ponto do contrato. Evite contratar empréstimos via ligação telefônica
- Não faça contrato de empréstimo via cartão de crédito. Alguns acordos nesse molde contam com juros abusivos, que costumam alongar a dívida em patamares fora do normal
- Evite decidir sozinho questões financeiras. Busque auxílio de familiares ou pessoas de confiança antes de fechar contrato
- Busque ajuda para organizar as contas e o fluxo do que entra e o que sai no âmbito do orçamento
Já estou inadimplente. E agora?
- Evite contrair novos empréstimos sem planejamento prévio
- Busque ajuda de órgãos especializados em superendividamento. Justiça estadual, Defensoria Pública e universidades oferecem serviços nesses moldes de maneira gratuita. Escritórios de advocacia são outra alternativa
- Não renove empréstimo em meio a outro financiamento. Isso pode gerar uma bola de neve de dívidas
- Negocie as dívidas para chegar a um valor de acordo com seu orçamento. Organize os gastos mensais de forma que possa cumprir o valor do pagamento da parcela de renegociação da dívida.
- Busque alternativas com familiares para fugir de golpes ou juros abusivos
Onde buscar ajuda
Câmara de conciliação – Defensoria Pública:
- O grupo presta apoio a cidadãos que buscam negociar e quitar dívidas, como débitos com bancos, lojas, aluguel e condomínio, sem a necessidade de processo judicial. O serviço é gratuito
- Local: Rua Múcio Teixeira 110, sala 505. O ideal é contatar o serviço via telefone ou e-mail para agendamento antes de ir ao local para evitar filas de espera
- Contato: informações sobre contato e cadastro podem ser obtidas pelos telefones (51) 2126-3045 e (51) 2126-3047 e no e-mail nomelimpo@defensoria.rs.def.br
Balcão do consumidor - UFRGS:
- O serviço gratuito busca auxiliar pessoas no âmbito de questões ligadas ao Direito do Consumidor e de negociação de dívidas sem a necessidade de judicialização
- Local: entrada da Biblioteca da ONU, no andar térreo da Faculdade de Direito, na Avenida João Pessoa, nº 80, no Centro Histórico de Porto Alegre. O serviço é oferecido às quartas-feiras, das 14h às 18h30min
- Contato: informações e orientações sobre quais documentos levar em cada situação e agendamentos podem ser obtidas por meio do e-mail balcaodoconsumidor@ufrgs.br
Balcão do consumidor - PUCRS:
- O serviço, fruto de convênio entre PUCRS e Procon-RS, realiza atendimento aos cidadãos e empresas em assuntos envolvendo relação de consumo. Casos de superendividamento também podem ser encaminhados para ajuda no local
- Local: Prédio 8, sala 134 do Campus (Avenida Ipiranga, 6681, Porto Alegre). O atendimento é presencial e ocorre toda quarta-feira, entre 11h30min e 13h30min
- Contato: mais informações podem ser acessadas por meio do telefone: (51) 3320-3634 ou via e-mail (direito@pucrs.br)