A Feira da Franquia acontece neste final de semana no centro de eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. O evento teve início na tarde de sexta-feira (22) e se encerra na noite deste domingo (24).
Segundo os organizadores da feira, são cerca de 100 opções de negócios de todo o país disponíveis, com franquias das mais diversas áreas de atuação e com valores de investimento que variam entre R$ 10 mil e R$ 1 milhão. Entre as marcas presentes no evento estão China in Box, Cacau Show, Bella Gula, Emporium da Beleza, Ótica São José e Spoleto.
— A franquia é um investimento mais seguro para um empreendedor, porque a operação já está estabelecida, a marca é conhecida e já tem um público consumidor, então a chance de fazer sucesso é muito maior em relação a quem começa um novo projeto do zero. Só no primeiro trimestre de 2022, o mercado das franquias cresceu 8,8% no Brasil, mostrando que está muito aquecido — afirma Arvid Auras, diretor executivo da feira.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias do Rio Grande do Sul faturou R$ 2,5 bilhões no primeiro trimestre de 2022, somando quase 10 mil unidades distribuídas em 159 redes franqueadoras. Este desempenho foi 7,7% maior comparado ao mesmo período do ano passado.
Alguns segmentos de franquias que se destacam atualmente no Estado são Serviços, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Moda, Alimentação e Casa e Construção. Na comparação do primeiro trimestre de 2020 com o primeiro trimestre de 2022, a área de Saúde, Beleza e Bem-Estar teve uma variação positiva de 36,2%, se consolidando como uma tendência atual de investimento no mercado.
— Projetos de alimentação são tradicionalmente muito procurados, mas em razão do impacto da pandemia nos últimos dois anos, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar ganhou um destaque muito grande, pois esses serviços cresceram exponencialmente em demanda de 2020 pra cá. Então as franquias de clínicas estéticas, odontológicas, de harmonização facial e até de vacinação são as tendências deste momento — destaca Auras.
O SMZTO, grupo de investimento em redes de franquias, administrando atualmente 12 empresas e 4,2 mil unidades que operam em mais de 20 países, é um dos participantes da feira. A companhia projeta aumentar a presença na Estado através de novas unidades franqueadas com os contatos realizados no evento.
— O mercado do Rio Grande do Sul é muito significativo, pela capacidade de investimento e de criação de negócios. A última empresa que entrou para o nosso portfólio foi justamente uma gaúcha, a HCC Energia Solar, fundada em Santa Maria. Na feira, teremos para os interessados oportunidades de negócios a partir de R$ 160 mil, chegando até próximo de R$ 1 milhão — explica Daniel Almeida, diretor comercial do grupo.
Atualmente, a SMZTO abre em média três novas lojas por dia, mirando até o final de 2023 ter 7 mil lojas em operação. O grupo trabalha com marcas como OAK BERRY, Instituto Embelleze, Nanica e Peça Rara.
— Sempre destacamos que o franqueado tem que ser um bom executor, seguindo as linhas de operação e gestão da marca que já fazem sucesso. Além disso, o empreendedor também recebe todo o suporte necessário da franqueadora para ajudar a evoluir, e ainda conta com o ambiente colaborativo que existe entre os próprios franqueados da marca. Tudo isso contribui para que as franquias tenham muito mais chances de sucesso a longo prazo do que negócios completamente novos — reforça Almeida.
Uma das marcas da SMZTO em exposição na feira é o Instituto Gourmet, uma escola que oferece cursos de gastronomia e que já possui mais de 150 franquias no Brasil. A única unidade da marca no Rio Grande do Sul fica em Porto Alegre, e quem administra é o empresário gaúcho Edu Antônio Bothomé, 39 anos, que também esteve na Feira da Franquia.
— Tenho a loja em Porto Alegre há três anos, e estamos obtendo resultados muito gratificantes desde a inauguração. O mercado é definitivamente promissor, e por esse sucesso também tenho interesse em quem sabe abrir novas unidades no futuro aqui no Estado — planeja Bothomé.
A Feira da Franquia não recebe apenas visitantes que já são empresários e têm experiência em empreendedorismo, estando aberta também aos interessados em ingressar pela primeira vez no mercado das franquias. Esse é o caso de Rafael Martins Seibt, 47 anos, morador de Campo Bom, que está na feira buscando novas perspectivas profissionais.
— Vim ao evento buscando uma nova oportunidade de negócio, para incrementar minha atividade profissional. Minha cidade é acolhedora, mas é pequena e precisa se desenvolver em muitas áreas, e eu quero contribuir com esse desenvolvimento levando um empreendimento de sucesso para a região — projeta.
Ao longo de todo o fim de semana, junto aos estandes de exposição, a Feira da Franquia ainda tem uma programação de palestras desenvolvida em parceria com o Sebrae RS. Além de palestrantes de todo o país, a instituição promove no encerramento de todos os dias de evento um painel de análise sobre o mercado das franquias no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Serviço:
Feira da Franquia
- Hórario: 22 e 23 de julho, das 14h às 20h; 24 de julho, das 14h às 19h;
- Local: Centro de Eventos do BarraShoppingSul;
- Valor: R$ 30,00, o passaporte para os 3 dias.
Programação de palestras:
Sábado, 23 de julho
- Por que escolher uma franquia? (15h45 às 16h30)
Palestrante: Gleisi Nascimento - Coordenadora nacional de expansão Cacau Show.
- A evolução do mercado da estética no Brasil (17h15 às 18h)
Palestrante: Marcio Ferro - Diretor nacional de expansão da Emporium da Beleza.
- Painel Sebrae RS – Pitch com Franqueadoras: Marcas gaúchas apresentam os seus modelos de negócio de forma objetiva (18h45)
Empresas participantes: Mais Natural, B'Chicken, Boutique de Aromas, Espetiño, Zappim, Cia das Diaristas, Vida Card, Letto Premium, Davant e Remot.
Domingo, 24 de julho
- Como franquear o seu negócio (16h às 16h45)
Palestrante: Arthur Burlamaque – Professor e Orientador nos MBAs de Gestão de Pessoas, Gestão de Negócios, Marketing, Finanças e Controladoria e Marketing Digital, e CEO da consultoria de franchising, Franchising Group.
- Painel Sebrae RS: Como me tornei uma franqueadora? (17h30)
Mediadora: Jociane Ongaratto – gestora de projetos do Sebrae RS.
Empresas participantes: Vida Card, Remot, Cia das Diaristas e Letto Premium.
* Colaborou Mathias Boni