Os 850 funcionários desempregados com o fechamento da Webjet devem fazer manifestações nesta segunda-feira, em Porto Alegre e em mais quatro capitais, para tentar reverter as demissões.
Eles propõem que o governo reduza o preço da querosene de aviação em 5%. Conseguindo isso, tentariam com a Gol a readmissão dos demitidos.
Na quinta-feira, um ano depois de concluir a compra da Webjet, a Gol anunciou o encerramento das operações da filial, responsável por 136 voos diários para 16 destinos do país. A medida veio 45 dias após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ter autorizado o negócio. Todas as linhas da Webjet foram extintas.
A Gol prometeu que os clientes da Webjet com bilhetes válidos serão reacomodados em outros voos da companhia. Os funcionários querem recuperar os empregos. Com a intermediação do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), conseguiram agendar uma reunião para esta segunda, em Brasília, entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), o Ministério Público do Trabalho e a direção da Gol.
No encontro de Brasília, será sugerida a redução do preço da querosene em troca das readmissões. Ao mesmo tempo, às 15h, haverá as manifestações em Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e no Rio de Janeiro. Aqui, onde houve 300 demissões, o ato começa no antigo terminal, sendo concluído no principal.
Um dos motivos alegados pela Gol, para o fechamento, foi de que os 20 jatos Boeing 737-300 da Webjet consumiam 30% a mais de combustível. As aeronaves, já inoperantes, serão devolvidas a empresas de leasing (aluguel com opção de compra) até o fim do primeiro trimestre de 2013.
No aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voos que eram da Webjet estão cancelados desde sexta-feira. No domingo, foi suspenso um que partia para Foz do Iguaçu e dois provenientes de Foz e do Rio de Janeiro.
Fundada em 2005, com sede no Rio de Janeiro, a Webjet chegou a manter, no auge, cerca de 30 voos diários em Porto Alegre, entre partidas e chegadas. Nas últimas semanas, num prenúncio do fechamento, eram no máximo dois de partida e cinco de chegada. Os demais já decolavam com a bandeira da Gol.
A Gol não quis se manifestar, domingo, sobre as sugestões dos funcionários demitidos. Voltou a garantir que os clientes da Webjet serão atendidos pela companhia.
Orientações aos clientes da Webjet
- Os passageiros com bilhetes da Webjet devem ser avisados, por escrito, das mudanças
- Os passageiros que desejam embarcar devem viajar em voos com a mesma duração
- Aqueles que não quiserem viajar pela Gol devem ser ressarcidos
- Caso os passageiros não consigam embarcar ou não recebam o ressarcimento (se optaram pelo reembolso), devem procurar a ajuda do Procon Municipal
- O Procon da Capital atende pelo (51) 3289-1774 ou na sede do órgão (Rua dos Andradas, 686)
Fonte: Flávia do Canto, coordenadora do Procon Porto Alegre.