
Quase sempre veste suéter com capuz, calça e sapatos esportivos, e nasceu no ano em que a Apple lançou o Macintosh. Sem dúvida, Mark Zuckerberg não é um pequeno empresário.
O diretor-executivo do Facebook faz 28 anos nesta segunda-feira, da semana que começa como a mais importante para a rede social. Se espera que a empresa comece a vender ações ao público pela primeira vez e inicie a cotar na sexta-feira na Bolsa de Nasdaq. A oferta pública inicial avalia o Facebook em quase US$ 100 milhões, muito mais valioso do que empresas emblemáticas, como Disney, Ford e Kraft Foods.
Com 28 anos, Zuckerberg tem exatamente a metade do que a média da idade dos diretores executivos do índice da bolsa S&P 500, de acordo com a empresa de análises Spencer Stuart.
Com oito anos no mercado de trabalho, acumulou mais tempo como líder do que o CEO médio, cujo tempo no cargo é um pouco mais do que sete anos, segundo a Spencer Stuart.
Apesar disso, sem dúvida levará algum tempo para se acostumar às pressões de dirigir uma empresa pública. Uma vez que Facebook comece a vender ações, se espera que Zuckerberg agrade os novos acionistas, que incluem empresas de Wall Street, fundos de investimentos, de riscos e pensões, que o pressionaram para fazer com que a rede social siga crescendo.
Apesar de sua aparência juvenil, em especial quando veste suéter com capuz, Zuckerberg terá quase a mesma idade que Michael Dell e mais que Steve Jobs quando ofertaram publicamente suas próprias empresas, Dell Inc. e Apple Inc., respectivamente.
Facebook surgiu como um projeto escolar em Harvard em 2004 para conectar os estudantes. Hoje tem 900 milhões de usuários no mundo.