Com a crescente oferta de TVs por assinatura no país, o serviço tende a ficar cada vez mais acessível a clientes. A concorrência no mercado, acirrada neste ano pelo ingresso de operadoras de telefonia no segmento, resultou em pacotes com preços reduzidos.
Saiba mais:
Confira os tipos de serviço de cada companhia
Ainda concentrado entre Net e Sky, que detêm juntas 85% do mercado no país, o segmento de TV por assinatura começou a se movimentar neste ano com a entrada de empresas de telefonia no serviço via satélite. As primeiras a explorar o segmento foram Oi, GVT e Claro (nova denominação da TV Embratel), com competição de preços e canais oferecidos.
A entrada das empresas de telecomunicações no segmento fez crescer também a oferta de pacotes casados de serviços: os chamados combos. Em uma mesma assinatura, o consumidor pode contratar celular, internet e TV paga, por exemplo.
- Na compra de um combo, o cliente geralmente consegue um preço mais baixo, o que torna ainda mais tentador a contratação dos serviços - avalia Eduardo Tude, presidente da Teleco, empresa de consultoria especializada em telecomunicações.
Pequeno prestador também poderá oferecer o serviço
Atualmente, são 13,3 milhões de assinantes de TV no país - número que representa 24% das 55 milhões de residências no Brasil. A disputa provocada pela entrada de novas operadoras deve provocar um salto expressivo no número de assinantes nos próximos anos.
- O mercado mudou muito pouco ainda em relação ao que irá mudar daqui para a frente - afirma Alexandre Annenberg, presidente executivo da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).
Com a nova regulamentação, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começará a liberar as 600 outorgas (direito de oferecer o serviço de TV paga) em análise. O custo de uma outorga é de R$ 9 mil.
- Pequenos prestadores também terão oportunidade de oferecer o serviço em qualquer cidade, sem nenhum tipo de obrigação de cobertura - explica Marconi Thomaz de Souza Maya, superintendente de comunicação de massa da Anatel.
Facilidade ao consumidor
Ingresso de empresas de telefonia no ramo da TV por assinatura provoca queda nos preços
Entrada de companhias como Oi, GVT e Claro aumenta opções em ramo dominado pela Net e Sky
Joana Colussi - Direto da Índia
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project