Uma nova rota vai marcar os aeroportos brasileiros a partir desta segunda-feira. Está previsto o primeiro leilão de concessão de estruturas aeroportuárias a grupos privados. Viracopos (Campinas), Cumbica (Guarulhos) e Juscelino Kubitschek (Brasília) terão de ser reformados com recursos privados para atender à demanda para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.
Para decolar, o leilão teve de vencer resistências sindicais, discordâncias políticas e liminares de grupos contestando o tempo para preparar suas ofertas. Pelos menos 11 consórcios terão propostas abertas na sede da BM&F Bovespa, em São Paulo, às 10h desta segunda-feira - e três deles assumirão a empreitada.
A entrega de terminais à iniciativa privada poderá encerrar uma década de perspectivas frustradas de investimentos em ampliação e modernização nos aeroportos. Nos últimos 10 anos, o movimento nos aeroportos mais do que dobrou, mas a capacidade de atendimento permaneceu a mesma, gerando contratempos aos passageiros. Outros terminais poderão ser privatizados em março - cogita-se que o governo irá ceder à iniciativa privada o Galeão, no Rio, e o Confins, em Belo Horizonte, além de aeroportos nas regiões Norte e Nordeste.
Obras de expansão para reduzir atrasos em voos
Agora vai decolar
Leilão de privatização é aposta para modernizar aeroportos e melhorar serviços
Ao menos 11 consórcios terão propostas abertas na BM&F Bovespa na segunda
Erik Farina
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: