Com dificuldades para exportar, as indústrias calçadistas brasileiras se voltaram para o mercado interno. E agora se esforçam para agradar a um consumidor que está exigindo mais.
As vendas esperadas para o Natal devem confirmar 2011 como um ano a ser comemorado por quem vende dentro do país, fechando com crescimento de 8% no consumo de sapatos em relação ao ano passado.
O reflexo disso poderá ser visto nos pavilhões do Anhembi, em São Paulo, durante a 39ª Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro. A Couromoda foi apresentada a empresários gaúchos na noite de ontem em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, e entre os dias 16 e 19 de janeiro levará aos lojistas os calçados e acessórios que estarão nas vitrines no inverno. Modelos com materiais de qualidade superior e com design voltado para a moda devem ser os campeões de vendas.
Tendências que vão inspirar as compras das brasileiras:
MODA URBANA
Modelos baseados no que se vê nas ruas das grandes cidades do mundo, como botinhas esportivas, devem fazer a cabeça das brasileiras, valorizando o espírito aventureiro, aliando conforto e rusticidade.
OLHOS NO MUNDO
Os saltos estarão literalmente em alta. De vários tamanhos e formatos, serão presença constante nas vitrinas de inverno. Os detalhes em pelo seguem o conceito da volta à elegância e são usados misturados com outros materiais.
PÉS APARENTES
Trazendo o apelo sexy à estação, modelos que valorizem e mostrem partes dos pés serão utilizados mesmo no inverno. Calçados que deixem aparente o peito do pé ou os dedos estarão em alta.
Leia a reportagem completa na Zero Hora desta segunda-feira
Vendas em alta
Couromoda 2011: indústria calçadista se esforça para agradar consumidor mais exigente
Setor vai em busca do público mais informado sobre qualidade e tendências
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