O surgimento de uma comunicação emergente, impulsionada por mudanças sócio-culturais e tecnológicas, desafia o país a transpor barreiras para o desenvolvimento no ambiente digital. O assunto foi abordado na manhã desta segunda-feira, na Semana ARP da Comunicação 2010, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre.
Na primeira palestra do evento, o diretor da Associação Brasileira das Agências Digitais no RS (Abradi-RS), Cezar Paz, falou sobre novas plataformas online e as dificuldades ainda existentes para a democratização do acesso.
- A comunicação emergente é inclusiva, democratizada e global - assinalou Paz.
Em contrapartida às rápidas mudanças ocorridas nos últimos anos, o palestrante apontou a série de limitações no ambiente digital: como a infraestrutura para banda larga. Com três operadoras dominando 86% do mercado nacional, a banda larga ainda é ficção para 3.145 municípios, onde o serviço não chega.
- Não há interesse das operadoras em levar a banda larga para determinadas cidades, onde não há concentração populacional - apontou Paz.
Informalidade de lan houses
A ausência de uma legislação para o funcionamento de lan houses é outra dificuldade para o novo modelo de comunicação surgido no país, conforme o publicitário. Dos 72 milhões de internautas no país, quase 45 milhões acessam a plataforma online em estabelecimentos informais - sem alvará de funcionamento.
- Não existe uma ação de governo de curto prazo para democratizar o acesso à internet - completou Paz, diretor-presidente da AG2 Publicis Modem.
A Semana ARP de Comunicação, promovida pela Associação Riograndende de Propaganda, se estende até quinta-feira com uma série de palestras e atividades paralelas no bairro Moinhos de Vento.
Notícia
"A comunicação emergente é inclusiva, democratizada e global", diz Cezar Paz
Comunicação emergente foi tema da primeira palestra da Semana ARP da Comunicação
Joana Colussi - Direto da Índia
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