Já se aproximava de cinco horas da tarde desta sexta-feira (23) e lojas do centro de Porto Alegre ainda registravam grande movimento devido a Black Friday. Na Rua Doutor Flores, por exemplo, o segurança de um dos estabelecimentos pedia paciência aos consumidores que começam a formar fila do lado de fora.
— Pessoal, vocês precisam aguardar sair alguém para poder entrar. Cada vendedor já está com dois ou três clientes ao mesmo tempo — informava o vigilante com o braço esquerdo estendido para impedir a passagem pela porta de uma loja de eletrodomésticos já entreaberta.
Faixas, cartazes e grandes lonas nas lojas anunciavam descontos de até 70% em alguns produtos. No POP Center, centro de comércio popular da capital, as lojas também ofereciam promoções. Nem mesmo o calor de 32 graus afastou os consumidores da área central. Nos shopping da capital, o movimento também foi considerado excelente pelos dirigentes de entidades que representam o comércio.
Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o otimismo vindo do resultado da eleição presidencial está entre os motivos para o bom desempenho das vendas.
— Podemos atribuir ao ótimo momento da postura política do país. As pessoas sentem que quando as coisas vão melhor, elas compram mais. Há um novo clima. O clima é de otimismo.
Conforme o dirigente, as vendas superaram e muito o previsto. Kruse lembrou que alguns shoppings e lojas do centro de Porto Alegre decidiram manter as portas abertas até as 24h nesta sexta-feira de promoções.
—É um prenuncio de um excelente Natal — conclui Kruse.
Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL), Vitor Koch, as lojas “tiveram sucesso significativo”.
— Pesquisa realizada indica um faturamento de R$ 585 milhões nesta sexta-feira nas lojas do Rio Grande do Sul. Os lojistas estão se adequando e buscando parcerias, oferecendo produtos com melhores descontos e prazos. O crescimento deverá ser de até 7% em relação ao ano passado.
O primeiro vice-presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV), Sergio Galbinski, avalia que a melhor preparação por parte dos lojistas ajudou nos resultados
— Vai superar com folga (as vendas) o ano passado. Normal que eventos como esse, as pessoas vão se preparando mais e se acostumando. Alguns shoppings liberaram estacionamento. O acesso às compras está melhor. Vimos muito mais movimento de consumidores com sacolas nos shoppings e centro.
Fiscalização
O Procon Porto Alegre se preparou para uma grande fiscalização nesta Black Friday. Além de ir a estabelecimentos comerciais para verificar as vendas, sites de grandes redes de lojas também foram monitorados.
— Algumas lojas estavam desorganizadas para receber o fluxo, com filas muito grandes. Não fizeram uma força-tarefa para receber o público. Até gente brigando na fila a gente registrou — afirma Fernanda Borges, diretora-executiva do Procon Porto Alegre.
O levantamento do número de reclamações será fechado na próxima segunda-feira (26). Outro ponto também identificado foi o falso desconto.
— Monitoramos o preço de uma TV 49 polegadas em novembro. O produto já tinha baixado de R$ 2,8 mil para R$ 2,4 mil ao longo do mês. Mas nesta sexta-feira, esse produto, nesta mesma loja, estava com o valor de R$ 3,1 mil riscado e sendo oferecido em promoção por R$ 2,8 mil.
Segundo o Procon, as lojas onde as irregularidades foram registradas serão notificadas para se explicarem. Dependendo da justificativa, poderá ser aplicada multa.