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Não sabia se comia ou não comia uma Nhá Benta da Kopenhagen naquela terça-feira à tarde. Enquanto o anjinho que mora em mim estimulava o ato aparentemente insano ao lembrar-me de todas as recompensas que acumulo ao longo da vida, o diabinho que mora em mim achava tudo aquilo um grande absurdo. Ora uma bomba calórica recheada de marshmallow em plena tarde de uma terça-feira qualquer?
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ONDE JÁ SE VIU?
Dei um chute no diabo, mandei que calasse a boca e entrei na fila da loja para pedir não apenas uma Nhá Benta, mas também um café carioca com direito a waffle de acompanhamento.
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NHAM NHAM
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DEPOIS RECLAMA
Uma vez na fila, não tive como deixar de ouvir a conversa entre duas amigas que estavam na minha frente. Falavam sobre o "absurdo" de repetir roupas. Reproduzo abaixo o diálogo:
– Tu está pensando em usar aquela mesma saia que usou no mês passado?
– Pois é… Na verdade acho feio repetir, mas estou sem opção.
– Compra uma nova!
– Não tenho dinheiro.
– Parcela em várias vezes no cartão. Repetir roupa é que não dá!!!
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OI??!!
Tive muita vontade de me meter. Tive vontade de perguntar qual é o problema de repetir roupa? Tive vontade de dizer que, hoje em dia, é muito mais legal, mais consciente e sustentável, mais estiloso também, repetir roupa do que manter e propagar essa consciência e filosofia retrógrada de que temos que usar uma peça de roupa apenas uma vez e nunca mais – como se fosse algo descartável. Tive muita vontade de falar sobre um movimento cada vez mais em voga no planeta chamado Lowsumerism.
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JÁ OUVIRAM FALAR?
Lowsumerism propaga uma ideia simples: ser mais consciente e consumir menos. O termo vem das definições em inglês “low” (baixo) e “consumerism” (consumismo). A proposta é repensar a lógica da compra e agir com equilíbrio.
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EQUILÍBRIO PARA A VIDA
Se puder deixar uma dica para o fim de semana, convido a assistirem o vídeo "The Rise of Lowsumerism", produzido pela Box1824, empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo. Basta colocar no campo de busca do YouTube. Tem duração de 10 minutos e vale cada segundo. Ele explica, reflete e contextualiza o “consumo” e o ato de comprar. Propõe uma série de questões diante de uma iminente nova compra.
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QUAIS SÃO ELAS, MARIANA?
1) Preciso disso?
2) Posso pagar por isso?
3) Estou comprando para afirmar minha personalidade?
4) Sei de onde veio isso e para onde vai?
5) Estou sendo iludida pela propaganda?
6) Esta compra prejudica o planeta?
7) Quantas compras como esta o planeta suporta?
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PARARAM PRA PENSAR?
Não sou contra o consumo. Comprar faz bem para nossa autoestima, para fazer a economia girar etc. Mas o mundo vive na era do exagero, do descartável – e é sobre isso que fala o Lowsumerism. Gosto muito de uma frase de Costanza Pascolato: “Se uma peça não vale ser repetida, também não vale ser comprada”.
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SABE TUDO
Kate Middleton, um dos maiores expoentes femininos em termos de estilo deste século, é a rainha de repetir roupa. Trata-se de uma integrante da realeza britânica, vive em compromissos oficiais mundo afora, seu guarda-roupa é copiado e imitado no mundo inteiro por milhares e milhares de mulheres. O que ela veste desaparece em minutos das lojas. E o que faz Kate?
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REPETE ROUPA!
Repetir roupa pode, repetir roupa não é feio, repetir roupa é sinal de maturidade, repetir roupa é sinal de inteligência, repetir roupa é chique, repetir roupa é sinal de estilo. É sinal de que sabemos exatamente quem somos, o que queremos, a que viemos. As roupas que usamos dizem muito sobre a nossa personalidade e repeti-las significa que sabemos melhor do que ninguém qual é o nosso estilo. E agora com licença, vou repetir uma outra coisinha também...
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OI, BONITONA
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DEPOIS RECLAMA