Natalia Guasso, nome por trás do tradicional Brick de Desapegos, teve certeza de que a pandemia iria impactar em cheio seu formato de negócio logo que o distanciamento social virou uma realidade em Porto Alegre. Afinal, ela explica, as feiras criativas de rua têm na reunião de pessoas e de expositores um de seus principais pilares. Por isso, correu para entrar em contato com as mulheres que comandam grandes eventos do tipo na Capital para trocar ideias de como se reinventar, abraçar as possibilidades no digital e encarar esse momento de crise.
— Queria saber o que estavam pensando, projetando, e como poderíamos nos unir para nos organizarmos e para ajudar os empreendedores que dependiam de nós para expor seus produtos. Apesar de termos conceitos diferentes, trabalhamos com formatos de feira parecidos — conta Natalia.
Desta conexão para trocar ideias, nasceu um movimento organizado: o Feiras Unidas POA. Além do Brick de Desapegos, a rede conta com participações de Fernanda Trindade, do Café com Bazar; Pamela Morrison, da Me Gusta; Susana Jung, da Tô na Rua; e Camila Farina, da Open Design.
— A pandemia abriu nosso olhar ainda mais. O crescimento do todo é o crescimento individual. Quanto mais iniciativas, melhor para o negócio como um todo, todo mundo cresce — avalia Camila.
O grupo lançou o selo das Feiras Unidas, defendeu a vacinação para garantir uma retomada segura das atividades, fez parcerias para promover oficinas de capacitação aos produtores locais e realizou uma feira-teste em novembro do ano passado, no Nau Live Spaces. Elas também experimentaram diferentes formatos digitais, como o marketplace e os eventos online. Hoje, as feiras já retomaram suas atividades respeitando os protocolos sanitários e seguem a mil. Natalia conta que o Brick de Desapegos, por exemplo, está sem vagas para a edição mensal até dezembro – ela está planejando eventos extras para dar conta da demanda. Já Camila realizou encontros desde junho e, inclusive, promoveu feiras com edições no sábado e no domingo para abraçar a demanda.
— As pessoas estão sedentas por vida. E os encontros ao ar livre, seguindo protocolos sanitários, trazem segurança. O Feiras Unidas acabou se fortalecendo como um espaço para discutirmos os rumos e o lugar da feira enquanto evento e negócio dentro de Porto Alegre — defende a criadora da feira Open Design.
O grupo segue conectado e compartilha experiências do que tem funcionado ou não nos eventos presenciais e online – porque, mesmo com a retomada das atividades, elas acreditam que o digital veio para ficar. Já de olho no ano que vem, Natalia conta que o selo promete lançar uma agenda unificada das feiras da Capital:
— Porto Alegre está se abrindo para ser uma cidade mais turística, com a Orla, o Cais do Porto. Queremos unir forças para as feiras virem junto nesse movimento.
Para conhecer
- Instagram @feirasunidaspoa