O chef Jimmy McManis, conhecido como Jimmy Ogro, vem aproveitando o tempo de pandemia para transformar projetos em realidade. Desde empreendimentos que passaram o sufoco de iniciar em 2020 e se adaptar, forçadamente, ao delivery, até possibilidades que abriram portas para novas formas de negócio e de difundir a gastronomia.
O primeiro deles é o seu novo canal no YouTube, que acaba de ser lançado. Terão programas semanais, com receitas de comida de vó até pratos elegantes, tudo para que não haja mais desculpas para não saber cozinhar. A ideia é tornar a gastronomia mais acessível, trazendo seus conhecimentos de uma cozinha profissional para as telas e colocando a mão na massa junto com público.
A ideia surgiu quando, na volta do seu quadro no programa Mais Você, da TV Globo, Jimmy comprou equipamentos de vídeo, montou um pequeno estúdio em casa e fez cursos de edição de vídeo, direção, cenografia, tudo o que era preciso para produzir sozinho seus conteúdos. Porém, acabou se dando conta das oportunidades que estavam se abrindo para atender marcas, dar aulas, fazer lives e trabalhar no que viria a ser o seu novo canal no YouTube.
Há pouco mais de um ano, ele tomou a difícil decisão de abrir o Ogro Steaks, casa especializada em burgers e grelhados, sabendo que sua operação, planejada para ser de atendimento presencial, teria que iniciar como delivery.
- Se alguém procurasse pela palavra burger nos aplicativos de delivery, eu era o último da fila. E minha loja não tinha estrela alguma. Foi um ano complicado que acabou dando certo. A loja se sustenta e isso me deixa feliz - conta Jimmy.
Essa tal felicidade citada pelo chef conta com um ingrediente a mais. Ainda no campo dos negócios, dois novos projetos já estão para sair do forno. O primeiro é a abertura de uma nova casa de sanduíches, a Pão de Vaca, numa alusão ao termo “mão de vaca”, que contará com os preços mais em conta, porém mantendo a qualidade que se vê na Ogro Steaks.
Com atendimento presencial e de delivery, o novo empreendimento ainda está fechando o cardápio, que terá smash burgers e cachorros-quentes, por exemplo, com a opção para que os clientes possam montar o seu sanduíche.
- Acho que isso terá uma aceitação porque a pessoa vai poder pensar muito no custo dela com o burger, por exemplo. A relação custo-benefício está muito sensível - explica.
Já o outro empreendimento marca a entrada do chef no segmento das pizzas. O restaurante Pizzaiogro trabalhará só com delivery e terá um cardápio com pizzas de sabores bem diferentes.
Com as três marcas no Rio de Janeiro, o seu próximo passo é expandi-las. Ainda não há definição sobre qual delas deve ganhar novos mercados fora do RJ, mas o chef vem estudando as possibilidades e já tem em mente algumas capitais que quer ganhar mercado: São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.
- Não tenho sonhos e ideias, mas planos efetivos de ir para essas cidades. Eu acho que a capital gaúcha merece uma loja física para atendimento ao público e delivery - revela.
Em paralelo à vida de empresário, ele também é presidente da Associação de Foodtrucks do Rio de Janeiro e diretor do Conselho Consultivo do sindicato de bares e restaurantes da capital fluminense (SindRio). Neste momento, Jimmy trabalha para a volta dos foodtrucks para as ruas da Cidade Maravilhosa, agora que a nova lei que regulamenta o trabalho dos veículos no Rio já está aprovada.
- Este é um mercado que vai gerar 4.500 empregos diretos e 12 mil indiretos numa projeção conservadora. Há hoje 140 trucks legalizados aguardando para funcionar nas ruas do Rio ou em locais que estão sendo estudados para operar como food parks - comenta deixando claro que o objetivo é evitar que os veículos fiquem em lugares que possam atrapalhar ou serem atrapalhados por restaurantes locais.