
Imagine pessoas otimistas. Agora multiplique! Assim definimos Marco Rosa Viana, Eduardo Teixeira e Eduardo Ribeiro. O trio, todos com 28 anos de idade, à frente da Super Labs, empresa gaúcha de produtos naturais que está no mercado há pouco mais de um ano e já estão presentes em mais de 50 pontos de venda.
Além da veia empreendedora que carregam desde o colégio – onde se conheceram – o projeto nasceu porque eles queriam fazer a diferença e oferecer uma vida saudável, mas sem radicalismo.
Hoje, a empresa tem no mercado sucos, snacks, sopas e kits detox, tudo natural e com foco no valor nutritivo e no sabor. Mas sabe por que o otimismo marca esses empreendedores? Porque desde o início do negócio, eles apostaram alto. Já de cara, alugaram um pavilhão em Eldorado do Sul que tinha uma capacidade produtiva maior do que a demanda do momento.
– Desde o início a gente entendia que o nosso negócio não seria monoproduto. A gente precisava crescer. Começamos com os sucos e depois, no inverno seguinte, estudamos e elaboramos três sabores de sopa em uma semana, conta Eduardo Ribeiro.
No entanto, quem vê de fora o case de sucesso talvez não imagine que eles enfrentaram dificuldades, inclusive, pelo fato de terem que abandonar carreiras consolidadas para abrir seu próprio negócio.
– A gente sempre teve uma vontade muito grande de empreender e isso foi maior do que ter uma boa posição em uma empresa. Nunca pesou a relação do medo por acreditarmos em um mercado aberto com novas oportunidades para surgir, explicou Marco.
Eduardo Teixeira complementa, dizendo que a vontade de fazer as coisas rapidamente é porque quanto mais rápido eles agiam, mais depressa vieram os erros e, de maneira mais ágil ainda, as correções.
Agilidade, planejamento, otimismo e a vontade de fazer são fatores imprescindíveis para quem deseja abrir um negócio. Mas, é claro que o dinheiro é tão importante quanto. No caso da Super Labs, os meninos iniciaram com capital próprio, mas, como o céu parece ser o limite para eles, já têm parceiros para não ficarem na mão.
– Não usamos capital externo no início, mas assim que aumentamos a produção, começamos a assimilar que precisaríamos tomar mais riscos para poder crescer e buscamos investimentos. Mas a gente sabe que se tiver que crescer e alavancar, não vai ter problema nenhum porque Santander vai ser o primeiro a nos ajudar.
E finalizam, com o otimismo de sempre, afirmando que no próximo um ano a ideia é de que os pontos de venda aumentem de 50 (atuais) unidades para 135 (isso inclui restaurantes, lojas de alimentação saudável e academias), no Rio Grande do Sul e outros estados do Brasil. E se você está pensando em empreender, procure o Santander e memorize e recado dos meninos: para ganhar dinheiro é muito risco e pouco ego.
No dia 25 de junho, a Casa Destemperados receberá Marco Rosa Viana, Eduardo Teixeira e Eduardo Ribeiro para o Food Talk Santander. No evento, os sócios contarão um pouco mais sobre a história da Super Labs. Para participar, inscreva-se aqui.
***
Conteúdo produzido por Destemperados para Santander.