A Salton foi longe demais dessa vez. E não estamos falando geograficamente, já que São Paulo não é tão longe da sede da vinícola, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. É que eles criaram na capital paulista um lugar que é uma verdadeira homenagem ao vinho e também a quem bebe.
A enoteca Família Salton, que fica em uma casa lindíssima na Avenida Pacaembu - 1911, é uma verdadeira ode ao vinho. Os ambientes são temáticos, cada um representando uma área de atuação da empresa - com degustações e informações sobre os terroirs gaúchos e exemplares de barricas.
Só isso já seria o máximo, mas tem mais: na inauguração ainda foi lançado o segundo vinho da marca-conceito Domênico, o Campanha.
O Campanha é um vinho tinto com uma mistura de uvas marselan e tannat. Produzido onde? Na Campanha, veja só! Sim, a Salton pesquisou a fundo a região para produzir um vinho que represente bem a região, da forma que ela merece. E a inspiração foi tão grande que o lançamento teve até uma churrascada de fogo de chão, feita pelo chef Marcos Livi.
O vinho harmonizou perfeitamente com essa paleta de cordeiro aí, e os enólogos que criaram o vinho nos explicaram que as uvas foram selecionadas manualmente, seguindo uma proporção cirúrgica de 76% marselan e 24% tannat. A marselan não passou por madeira, somente tanques de inox, para dar a leveza e a acidez. Já a tannat tem os taninos bem "elegantes", como dizem os especialistas, por ter maturado em carvalho.
- É um vinho ousado e que preza pela qualidade máxima. A ideia é produzir todos os anos mantendo essa qualidade, mesmo que isso resulte em safras menores - disse o enólogo Gregório Salton no momento do brinde.
E no brinde deu pra ver bem duas coisas: que o vinho de cor rubi que tava ali na mão de todo mundo era bem mais do que uma bebida para a Família Salton - foram 18 meses de trabalho, com muito cuidado em cada detalhe. E que a Família Salton, que dá nome à enoteca, é enorme: envolve quem planta, quem colhe, quem produz o vinho e quem bebe.
Talvez por isso a marca-conceito leve o nome do fundador da empresa, Domenico Salton: pra lembrar que não é só vinho, é um pouco dessa família que o consumidor leva pra casa. E que sempre dá pra ir mais longe.