Nas minhas reflexões sobre o panorama que constitui, desde as possíveis origens, a canção regional gaúcha de inspiração rural e/ou folclórica, tenho afirmado que, diante de uma extensão histórica mais abrangente, o gênero se configura numa linha de tempo estreita, que lhe confere uma atualidade perceptível. Afinal, do ponto vista da história, algo menos do que cem anos são vírgulas em relação a textos de grande extensão. Não é raro, ainda hoje, contudo, nos depararmos com exclamações absolutas de certeza: "verdadeira música gaúcha", ou "Isto não é música gaúcha". Como se neste contexto se pudesse retroceder a um passado remotíssimo que nos houvesse legado, no terreno exclusivo da canção popular, uma tradicionalidade de nítidos e inexcedíveis contornos. Aqui já expus que considero, ainda que provisoriamente, as primeiras canções de Barbosa Lessa como marco inicial do gênero. Ainda que reconheça haver espaço para boas discussões em torno do tema.
Pampianas
Vinícius Brum: diferença
O colunista escreve mensalmente no 2º Caderno