Evandro Matté assumiu, em janeiro, a direção artística da Ospa com o objetivo de retomar a posição de protagonista na música de concerto nacional que a orquestra já teve no passado. Conheça seus projetos para os quatro anos de gestão e veja como pretende viabilizá-los
Ospa inaugura temporada 2015 com novo diretor artístico e desafios à frente
NOVOS CONVIDADOS
Já em 2015, Evandro Matté pretende oxigenar a lista dos maestros convidados e dos solistas, evitando nomes que tenham se apresentado com a orquestra nos últimos três anos. Em votação realizada no final de 2014, os músicos decidiram manter o esquema de maestros convidados por concerto, sem um regente titular. Assim tem sido desde que Isaac Karabtchevsky se demitiu da orquestra, em 2010.
JOVENS COMPOSITORES
Está planejado para o segundo semestre deste ano um concurso para selecionar obras de compositores em formação. Os vencedores terão suas partituras executadas nas próximas temporadas. Ainda não está decidido quantos serão contemplados nem se haverá prêmios em dinheiro.
COMPOSITOR RESIDENTE
Figura existente em outras orquestras nacionais e internacionais, o compositor residente passa uma temporada em uma orquestra, criando obras especialmente para seu perfil. Matté deseja convidar um nome para essa função a partir de 2017 ou 2018.
ÓPERAS E BALÉS
Nesta temporada, não haverá ópera em forma de concerto, como vinha ocorrendo anualmente na gestão passada, mas a ideia é retomar em 2016 com uma obra encenada. Também nos próximos anos, Matté deseja voltar a montar balés, o que não é feito na Ospa desde os anos 1990, segundo a assessoria da orquestra.
SÉRIE DE MÚSICA DE CÂMARA
Em 2016, deverá ser criada uma série de concertos com pequenas formações instrumentais, apresentando-se em diversos espaços da Capital e, se houver recursos, no Interior.
CONTINUIDADE
Será dado prosseguimento a projetos que marcaram a gestão do ex-diretor artístico Tiago Flores, como a inclusão do repertório moderno e contemporâneo - além de concertos de música popular - e a manutenção de uma comissão artística, com músicos de diversos naipes, para participar de decisões relativas à programação.
ESCOLA DA OSPA
Está nos planos um pequeno aumento no número de vagas da Escola de Música da Ospa, que oferece aulas gratuitas, hoje, para 130 pessoas. A Orquestra Jovem da Ospa seguirá em atividade.
RECURSOS E PARCERIAS
Para alcançar todos esses objetivos, a Ospa tentará buscar novos patrocínios com empresas do RS e de outros Estados que desejam projeção local. Já estão sendo alinhavadas parcerias com orquestras do país e do Mercosul para compartilhar despesas com solistas e maestros convidados.
ORÇAMENTO
O orçamento da Ospa previsto para este ano é R$ 16,4 milhões (em 2014, foram R$ 15 milhões). Para comparar: a Filarmônica de Minas Gerais terá verba de
R$ 26 milhões, e a Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), R$ 106 milhões.
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Fábio Prikladnicki
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