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Desta segunda-feira (8) até o próximo dia 17, o Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre realiza sua primeira edição com destaques internacionais.
É o mais recente capítulo da expansão do evento que tem se consolidade progressivamente e chega agora ao quinto ano. Na programação, haverá espetáculos, intervenções urbanas e performance em diferentes bairros da Capital, um seminário e cursos.
Uma das atrações de fora do país é o espetáculo Domínio Público, do grupo de Roger Bernat, de Barcelona, no qual os espectadores participam de uma espécie de jogo de tabuleiro em tamanho real. Eles se movimentam a partir de instruções recebidas por meio de fones de ouvido. Na intervenção urbana Padox dans la Cité, a companhia francesa Houdart-Heuclin cria um personagem _ o Padox do título _ que percorre as ruas, chamando a atenção para uma maneira diferente de olhar a cidade. Estarão em ação 20 personagens como esse.
_ Tudo está ligado ao recorte conceitual de propor novas subjetivações. Não é a manutenção de um pensamento único, mas a possibilidade de demonstrar várias formas de pensar _ explica Alexandre Vargas, coordenador geral do festival. _ O maior representante dessa proposta é o espetáculo Domínio Público, do Roger Bernat, que utiliza uma maneira própria de dialogar com o público, diferente do que estamos acostumados a ver.
Entre os destaques nacionais está o Erro Grupo, que apresentará a intervenção urbana Enfim um Líder, um acontecimento com duração de três dias, sempre das 7h às 19h, que trata da preparação para a chegada de um líder. Em uma apresentação no Festival de Teatro de Curitiba, no dia 2 de março, a companhia catarinense teve o espetáculo Hasard interrompido pela polícia durante uma cena de nudez. O espetáculo trata de mecanismos de poder.
_ A rua é um importante campo de ação. Quando se percebe que existe algo revolucionário, até mesmo em uma peça de rua, há quem pense que se deve coibir _ observa o diretor de teatro Pedro Bennaton, que identifica uma diversidade cada vez maior nas produções teatrais de rua no país. _ O teatro de rua, no Brasil, está deixando de ter uma estética única. Há 12 anos, quando o Erro Grupo começou, nossa estética era diferente da estética popular que era então comum, inspirada na commedia dell'arte e no circo.
Entre as novidades do 5º Festival de Teatro de Rua está a Rodada de Negócios, em que representantes de festivais de artes cênicas receberão materiais de companhias locais. A ação será coordenada pelo consultor cultural Marcelo Bones:
_ Como agente ativo e observador de festivais, acredito que hoje é fundamental para o sucesso de um evento como este a clareza conceitual e sua estreita ligação com a comunidade local. E o Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre tem caminhado seguramente neste sentido, aprofundando conceitos e sua relação com o local além de trazer, cada vez mais, uma programação consistente do teatro de rua no Brasil e agora também de outros países.
O homenageado desta edição é o ator e músico Rogerio Lauda, que morreu em janeiro, aos 55 anos. No ano que vem, o festival deve inaugurar uma curadoria que será responsável por selecionar os espetáculos e intervenções e por pensar o evento conceitualmente. Também em 2014, textos, transcrições de palestras e outros conteúdos gerados nas cinco primeiras edições estarão disponíveis no site ftrpa.com.br _ parte desse material já pode ser consultada.