A visão de que as viagens a passeio não possibilitam ganhos financeiros começa a mudar. Ao menos essa é a proposta do Canubring, rede social de compartilhamento de bagagem, que acaba de desembarcar no Brasil.
No site, os que viajam e têm espaço livre na mala informam o seu roteiro e esperam a resposta de um usuário que precise de algo na mesma rota. "Uma vez em contato, eles combinam um valor pelo serviço e como será feita a retirada e entrega do produto", explica o fundador do site, Sebastian Cussen.
Em menos de um ano de atividade, a plataforma já atingiu mais de 70 mil acessos e está disponível em português, inglês e espanhol. Investimentos estão sendo feitos com a entrada da marca no Brasil que pretende alcançar 140 mil transações realizadas por meio do site em 2013, sendo o país responsável por 25% do total.
O Canubring já tem usuários registrados em mais de 100 países e forte atuação na Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos e Espanha. A ideia surgiu quando seu fundador passou uma temporada na Espanha e realizava viagens periódicas ao seu país de origem, o Chile. Segundo estimativas do próprio site, os gastos com o transporte dos materiais chegam a ser até 70% menores que os custos de postagens convencionais.