O prefeito de Imbé, Luis Henrique Vedovato (Ique), é um entusiasta de ciclovias. Para ele, quanto mais, melhor.
– É preciso acompanhar as tendências – diz.
Ique tem um projeto ousado até a temporada de 2023. Aumentar a malha de 2,35 quilômetros para 16,6 quilômetros (confira abaixo os trechos a serem construídos).
– Quando vou a Porto Alegre, percebo que isso cada vez mais é uma tendência. E aqui é uma realidade. Quando temos obras com intervenções em vias públicas, a gente dá atenção para acessibilidade e também, onde é possível, incluímos ciclofaixas e ciclovias – destaca.
Uma das metas é construir uma ciclovia que vá da entrada da cidade, no limite com Tramandaí, até a última via dos 13 quilômetros de extensão do município.
GZH percorreu a ciclovia da Avenida Beira*Mar de Imbé. A estrutura feita de “bloquetes” é a que está em melhores condições em relação às demais visitadas pela reportagem (Capão da Canoa, Tramandaí e Torres). A ciclovia está com boa sinalização horizontal e vertical, pavimento sem buracos e pintura em dia.
A fotógrafa Natália Dresch da Silveira,33 anos, pedalava com o filho Benjamim, três anos, pela ciclovia quando parou para conversar com a reportagem. A gaúcha que estava morando na cidade catarinense de Garopaba se mudou recentemente para Imbé. Com o pequeno na cadeirinha, era só elogios à estrutura.
– Acho ela (ciclovia) incrível. Da oportunidade e segurança para os moradores. Venho desde criança para Imbé, mas antes não tinha. É importante dar melhor acesso às pessoas para esporte na beira- mar. Achei bem conservada – disse a fotógrafa, ao ressaltar que costuma usar com frequência a bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte.
A aposentada Odiles Stasczak possui uma casa bem em frente à ciclovia. Acompanhada da irmã, a analista de Recursos Humanos Tarcila Stasczak, é mais uma que considera a estrutura em boas condições. Mas faz uma observação.
– De noite falta iluminação nesse trecho aqui na frente de minha casa. Deveria seguir a mesma iluminação do restante da ciclovia. A gente fica com medo de andar de noite nesse trecho – pondera.
A veranista se refere ao trecho entre o Guia Corrente (Barra) e a Avenida Garibaldi que possui iluminação moderna. O prefeito Ique diz que o objetivo é ampliar esse tipo de iluminação para outros trechos.
Construção e ampliação das ciclovias de Imbé
Total da malha cicloviária existente: 2,35 km
Total próxima temporada – 16,6 km
- Avenida Tramandaí: 1,4 km – da Ponte Giusepe Garibaldi até a Avenida Santa Rosa
- Avenida Santa Rosa: ampliação de 2 km (já existem 100 metros construídos) – da Avenida Tramandaí até a Avenida Beira-Mar
- Avenida Osório: ampliação de 450 metros (já existem 500 metros construídos) – da ponte até a prefeitura
- Avenida Paraguassú: 4,65 km – da prefeitura até a Avenida Ipiranga
- Avenida Caxias do Sul: 1,9 kms – da Paraguassú até a Avenida Beira-Mar
- Avenida Nilza Costa Godoy: 2,95 km – da Ponte Giuseppe Garibaldi até a Avenida Caxias do Sul
- Avenida Beira-Mar: ampliação de 900 metros (já existem 1,75 km construídos) – do Guia Corrente até a Avenida Não-me-Toque