Entre 2012 e 2022, o Brasil registrou um crescimento no número de embriões congelados e ciclos de fertilização in vitro realizados por ano, conforme apontam relatórios do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Diante dessa tendência, algumas empresas brasileiras passaram a oferecer descontos em técnicas de reprodução humana assistida para seus funcionários.
O Mercado Livre, por exemplo, implementou em 2018 a oferta da oportunidade de preservação de óvulos a suas colaboradoras. Mônica Rosenburg, gerente de Rewards da companhia no Brasil, explica que essa possibilidade é disponibilizada para mulheres a partir dos 33 anos com pelo menos um ano de atuação na empresa.
A companhia custeia até 75% do valor do procedimento, com um teto de até US$ 3,5 mil, e a colaboradora arca com a manutenção do acondicionamento na clínica escolhida. Desde 2019, cerca de 20 mulheres utilizaram o desconto do Mercado Livre no Brasil.
— Essa iniciativa, alinhada à nossa proposta de valor diferenciada, foi pensada para acompanhar as mulheres em um momento tão importante quanto o do planejamento familiar — afirma Mônica.
Reembolso
Em 2022, a PepsiCo Brasil criou o programa Minha Hora, voltado para todos os colaboradores que desejam ter filhos, sem limite de idade ou restrição de gênero e identificação. De acordo com Letícia Dias, diretora de benefícios da empresa, o programa funciona por meio de reembolso, que anualmente pode chegar a R$ 25 mil para os tratamentos de reprodução assistida, como fertilização in vitro, inseminação artificial e congelamento de óvulos.
A diretora informa que o intuito do Minha Hora é proporcionar aos funcionários mais qualidade de vida e equilíbrio entre a vida pessoa e profissional, além de garantir que tenham suas escolhas respeitadas. Até o momento, em torno de 52 famílias já utilizaram o programa.
— Estamos sempre revisando nossos benefícios, levando em consideração as necessidades das nossas pessoas e entendendo as suas individualidades, para que possamos oferecer algo que realmente as auxiliem pessoal e profissionalmente — diz Letícia.
Viver Melhor
Já o Grupo Fleury passou em 2021 a oferecer aproximadamente 40% de desconto no valor dos procedimentos de fertilização para todos seus colaboradores. Afrânio Haag, diretor de Pessoas e Cultura da empresa, comenta que essa oportunidade é ofertada por meio do programa Viver Melhor, que conta com ambulatórios focados em assistência, na qualidade de vida e bem-estar e na saúde ocupacional.
— O grupo abriu uma área que chama Fleury Fertilidade e começamos a conversar sobre como podíamos conectar os colaboradores com esse serviço. Não olhamos somente como algo reprodutivo, mas sim como planejamento familiar, porque pode ser tanto para fazer a fertilização e acompanhamento quanto para colocação de DIU ou vasectomia. Então o funcionário chega pelos ambulatórios, temos uma equipe médica para entender aquela situação e direcionar — destaca.
A decisão de ofertar o desconto, segundo Haag, está relacionada às tendências mundiais e à procura do público interno da empresa. Desde 2021, o grupo registrou dois procedimentos de fertilização in vitro, mais de 200 colocações de DIU e cerca de 20 congelamentos de óvulos entre seus colaboradores e dependentes.