O Pulse e Fastack híbridos leves são os primeiros Fiat que combinam o motor T200 Hybrid com unidade elétrica e bateria. O sistema elétrico auxilia o propulsor flex na partida e baixas velocidades, o que reduz o consumo e as emissões. O Pulse Audace Hybrid tem preço de R$ 125.990 e o Pulse Impetus Hybrid R$ 140.990. O Fastback Audace Hybrid custa R$ 151.990 e o Impetus Hybrid R$ 161.990. O aumento foi de R$ 2.000 em relação as versões anteriores com motor térmico.
O Pulse foi o primeiro utilitário esportivo lançado pela Fiat no país e soma mais de 150 mil unidades produzidas. O Fastback chegou um ano depois e tem mais de 100 mil unidades fabricadas no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG).
Os dois utilitários esportivos utilizam a plataforma Fiat Hybrid com a tecnologia Byo-Hybrid desenvolvida pela Stellantis com a proposta de oferecer mobilidade limpa, segura e acessível no Brasil e na América do Sul.
Como marca que está no coração dos brasileiros e lidera o mercado nacional nos últimos anos, temos a obrigação de também liderar esta nova era de transformações.
ALEXANDRE AQUINO
Vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul
O conjunto propulsor do Pulse e do Fastback híbridos mantém uma versão atualizada do motor T200 Flex de 130 cv de potência e força (torque) de 20,4 kgfm combinado com a transmissão automática continuo variável (CVT) que simula sete velocidades.
No sistema híbrido da Fiat, o motor elétrico multifuncional substitui o alternador e motor de partida. O sistema gera torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de 68Ah e de íon de lítio de 11Ah, ambas de 12V, que fornecem energia ao motor elétrico. O sistema gera potência de até 3kW, o que garante melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível.
O sistema híbrido-leve dos utilitários esportivos tem duas baterias de 12V. A de chumbo-ácido fica no compartimento do motor e a de íon de lítio abaixo do banco do condutor. O sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias) conecta, separar ou controlar as duas baterias para garantir a operação eficiente e a carga adequada.
O motor elétrico multifuncional de 12V e 3kW conectado mecanicamente ao motor de combustão e alimentado por uma bateria auxiliar de íon de lítio substitui o alternador e o motor de partida. O sistema elétrico auxilia o motor flex na partida e baixas velocidades e ajuda a reduzir o consumo e as emissões.
No ciclo urbano, pelos dados da Fiat, o Fastback teve uma redução no consumo de combustível de 11,5% na gasolina e 9,8% no etanol. No Pulse, o percentual é de 10,7% tanto na gasolina, quanto no etanol.
Modos do sistema de operação
- e-Start&Stop: desliga o motor a combustão quando o veículo para, o que economiza combustível. Nas desacelerações, o motor a combustão permanece em funcionamento sem injetar combustível, priorizando a regeneração de energia.
- e-Assist: Nas acelerações e retomadas, as baterias de lítio e chumbo fornecem energia para o motor elétrico que gera força adicional para o motor de combustão e reduz o consumo de combustível do veículo.
- Alternador Inteligente: Controla a carga das baterias. No modo alternador, carrega as baterias. No modo neutro permite que as baterias mantenham as cargas elétricas do veículo.
- e-Regen: a energia regenerada durante as desacelerações é armazenada nas duas baterias. O sistema regenera até 25% da energia que seria desperdiçada em um motopropulsor convencional.
Os quadro digital de instrumentos de 3,5 polegadas no Audace e de sete polegadas no Impetus mostra a operação do sistema híbrido, O grafismo permite ao condutor acompanhar o consumo, nível e regeneração de energia.
Conforto e tecnologia
Lançado em 2022, o Fastback avança com a nova configuração híbrida. Desenvolvido sobre a plataforma MLA, na configuração Audace, conta com o ADAS ((Sistema Avançado de Assistência ao Condutor) e avançados sistemas de assistência à condução como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, e a comutação dos faróis, entre outros.
O Fastback, a partir de versão Audace, conta com a central multimídia de 10,1 polegadas sensível ao toque e comando por voz e interativa com Android Auto e Android Auto sem fio e recarga do celular por indução. O sistema permite acesso as informações e localização do carro pelo celular. O ar-condicionado é automático digital.
Preto Vulcano, branco Banchisa, cinza Silverstone, prata Bari, cinza Strato e a nova Azul Amalfi (exclusiva das versões Audace e Impetus) são as cores disponíveis do Fastback híbrido . Nas versões Impetus, o teto bicolor de série.
Primeiro utilitário esportivo Fiat
Desenvolvido para o mercado brasileiro e lançado em 2021, o Pulse hibrido tem painel digital e o sistema multimídia com até 10,1 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio e carregador do celular por indução. A partir da versão Impetus, conta com frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, entre outras.
Preto Vulcano, branco Banchisa, vermelho Monte Carlo, prata Bari, cinza Strato, cinza Silverstone e azul Amalfi (exclusiva para Audace e Impetus) são as cores disponíveis para o Pulse. Na versão Audace, o teto bicolor é opcional e na versão Impetus de série.
Versões e preços
Fiat Pulse 2025
Audace T200 Hybrid AT - R$ 125.990
Impetus T200 Hybrid AT - R$ 140.990
Fiat Fastback 2025
Audace T200 Hybrid AT - R$ 151.990
Impetus T200 Hybrid AT - R$ 161.990
Fonte: Fiat Automóveis
Ruas e estradas
O comportamento do Pulse e do Fastback híbridos foi próximo dos modelos apenas a combustão com sutil diferença e menor pressão no acelerador nas arrancadas ou em aclives.
O test-drive com os dois modelos foi em trechos urbanos e de estrada em torno de 20 quilômetros na cidade de Campinas, no interior de São Paulo.
Nas ruas com o trânsito congestionado deu para sentir o funcionamento do sistema híbrido e acompanhar a carga da bateria no quadro digital de instrumentos. Os grafismo da tela do Fastback permitiu melhor acompanhamento.
O motor elétrico entrou em ação nas partidas com o sistema start-stopt atenuando a arrancada. Também auxiliou nos diversos trechos com aclives no perímetro urbano e na estrada com menor necessidade de pisar no acelerador.
Depois de rodar com os dois modelos ficou a expectativa do comportamento e do consumo de combustível em uma avaliação mais longa.
O editor viajou a convite da Fiat Automóveis