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A mobilidade sustentável, o avanço da energia limpa e dos veículos semiautônomos mostraram o presente e projetaram o futuro na Fenatran 2024. São caminhões elétricos, a biodiesel, biometano e gás, conectados e com avançadas tecnologias de apoio à condução e a segurança.
O 24º Salão Internacional do Transporte de Carga, a Fenatran, é o principal evento do setor de transportes na América Latina e um dos principais do mundo movimentou o São Paulo Expo nesta semana.
As soluções sustentáveis, de conectividade e de segurança avançaram rapidamente desde a última edição da Fenatran em 2022. Ao lado dos caminhões que rodam, principalmente nas estradas brasileiras, e dos que circularão nos próximos anos, fornecedores de peças. componentes, serviços e tecnologia mostraram também a evolução da inteligência artificial nos veículos e transportes.
Os 100 mil metros quadrados do São Paulo Expo foram divididos por mais de 600 expositores, muitos novos como as montadoras chinesas TEVX Motors e XCMG Brasil.
Em uma pista de dois quilômetros montada na área externa, os visitantes fizeram mais de 2 mil test-drives com 18 caminhões e veículos comerciais da Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O bom momento do mercado de caminhões e a venda em alta nos últimos meses foram valorizados pelos executivos das principais montadoras presentes na Fenatran. A maioria lembrou a projeção da Anfavea de que o mercado crescerá para 121 mil unidades neste ano, com alta de 12% na comparação com 2023.
Elétricos e novos modelos
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Os caminhões elétricos eActros e eCanter e configurações do Actros, Atego, Arocs e Accelo2025 compartilharam as novidades do estande da Mercedes-Benz na Fenatran. A marca alemã avançou também na conectividade, peças e serviços para seus veículos.
A Mercedes-Benz testará no país os caminhões elétricos à bateria para aplicações urbanas e interurbanas, o eActros, produzido na Alemanha, e o caminhão leve eCanter, no Japão e Portugal. Lançou também o extrapesado Actros Evolution nas versões 2045, 2548 4 2553 com suspensão metálica e o Actros Estrela Delas, que passou integrar o portfólio de caminhões da marca.
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O Arocs madeireiro, o Atego 1719 Full Air para bebidas e cargas mais sensíveis e os novos Accelo 917, 1117 3 1417 6x2 para o segmentos de caminhões leves e médios completaram a gama de veículos.
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A plataforma FleetBoard com integração do Mercedes-Benz Truck Uptime, o Plano de Manutenção Complete Flex, o canal de relacionamento da marca via WhatsApp, na área de peças e serviços. completam as novidades da Mercedes na Fenatran.
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O Actros Evolution modelo Estrela Delas recebeu itens exclusivos como vaso sanitário na cabina, ducha higiênica com bico antirrespingo, espelho atrás do banco do passageiro, gaveta adicional localizada próxima ao espelho e TV da Alliance Truck Parts.
A versão é um modelo 2553 6x2, com motor de 530 cavalos, câmbio automatizado de 12 marchas, tomada de força, suspensão metálica, rampa de quinta roda, geladeira, MirrorCam, painéis digitais e a cor rosa magnólia e logotipo do modelo.
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Os eActros 300 e eActros 400 são indicados para operações interurbanas de cargas médias e pesadas e podem receber diversos tipos de carrocerias. segmento de transporte urbano. O programa de testes terá 15 caminhões elétricos sendo cinco eActros e 10 caminhões leves.
Os caminhões elétricos e-Actros serão versões plataforma, cavalo mecânico e plataforma+reboque, tração 4x2 ou 6x2. Com duas opções de baterias, as autonomias são de 220 a 400, conforme o modelo e aplicação. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1 hora e 15 minutos.
Elétrico e Super 100%biodiesel
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O caminhão elétrico 30 G 4x2 foi a principal tração do estande de 2,8 mil metros quadrados da Scania que contou com uma área exclusiva com modelos fora de estrada. A sueca, que confirmou novo ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões no período 2025/28, mostrou 18 veículos e um novo motor para geração de energia.
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Projetado para curtas distâncias de até 200 quilômetros e em operações hub to hub e distribuição, o motor do Scania 30G gera 310 cv e força (torque) de 117 kgfm. O cavalo mecânico tem capacidade máxima de tração de 66 toneladas.
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Com foco na liderança da transição para um sistema de transporte mais sustentável, a Scania aposta na linha Super movida a 100% de biodiesel puro (B100). O modelo 6x4 recomendado para composições de nove eixos, rodotrem e bitrem, tem motor de 500 cv e o 6 x2 motor de 460 cv. O 500 RH 6x4 Super é o modelo exposto.
A sueca mostra também configurações dos P 280 6x4 XT (Light Construction), semipesado P 280 6x2, o 460 R 6x2 Super, 500 RH 6x4 Super B100 (100% biodiesel) e o G 460 6x2 (movido a gás/biometano) com autonomia de 650 quilômetros.
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Os vocacionados do pacote XT desenvolvidos para atividades em terrenos acidentados estão na área exclusiva de caminhões off-road. São três modelos: R 560 6X4 XT (madeireiro), G 560 8X4 XT (mineração) e o P 360 6X4 XT.
Os serviços como o novo ProDriver, Scania Locação, serviços financeiros e uma área de inovação e sustentabilidade tiveram espaços exclusivos.
Elétrico, híbrido e biometano
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O conceito Meteor Hybrid e o Constellation 26.280 Biometano dividiram os 3.600 metros quadrados do estande da Volkswagen com a nova geração do caminhão elétrico leve e-Delivery. Ao todo, foram 20 veículos da gama de comerciais da marca alemã que mostra ainda um simulador de direção da Copa Truck.
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Um motor a diesel combinado com um eixo auxiliar elétrico pela permitem ao protótipo Meteor Hybrid rodar por quilômetros sem recarga. A solução envolve conjunto de baterias para armazenamento da energia, inversor para controle eletrônico do motor elétrico e sistema de gerenciamento dos módulos eletrônicos. O eixo auxiliar foi desenvolvido pela Randon. O protótipo recebeu também um pacote aerodinâmico.
O Constellation 26.280 movido a biometano será testado em frotas de clientes a partir de 2025. O modelo tem a maior autonomia do seu segmento para veículos a gás, com 240 metros cúbicos (ou 960 litros) de capacidade de armazenamento.
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A nova geração do e-Delivery chega com conjunto propulsor de maior torque e capacidade de carga útil superior. Na cabine, traz mais conectividade na cabine e soluções para reduzir o tempo de recarga e facilitar seu uso em novas aplicações.
Gás natural e biometano
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O pesado S-Way movido a gás natural ou biometano puxou as novidades da Iveco na Fenatran. A nova versão tem autonomia de 700 quilômetros contra 550 da anterior. A montadora mostrou também o Tector NG, movido a gás natural e biometano.
A Iveco investirá R$ 510 milhões na América Latina até 2028 para o desenvolvimento de novos produtos destinados ao mercado regional. Os recursos serão aplicados principalmente na oferta de veículos movidos a biocombustíveis e serviços. A Iveco aposta como caminho promissor nos caminhões elétricos leves e nos pesados a gás que pode usar biometano ou gás natural.
O S-Way conta com opções de tração 4x2 e 6x2 com motor de 480 cv e 6x4 com motor de 540 cv. As configurações de tração 4x2 e 6x2 tem variante com suspensão pneumática. O Tector a gás ou biometano tem opções com peso bruto total (PBT) nove a 31 toneladas e, com seis cilindros de gás de 80 litros, a autonomia é de 300 quilômetros.
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O heavy metaI S-Way Metallica brilhou no espaço da Iveco. Desenvolvido pela matriz italiana com parceria com a famosa banda de rock, grafismos identificam a configuração. O S-Way Metallica terá 24 unidades disponíveis no país com tração 6x4 e motores de 480 cv e 540 cv.
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O Daily Hi-Matic e o elétrico eDaily Chassi-Cabine completaram as novidades da marca italiana.
Elétricos e flex
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Os modelos FM Electric e o FH Flex destacaram a linha 2025 da família FM. A Volvo mostrou também os vocacionais FMX 6x6 e os recursos de apoio à condução como retrovisor por câmera e a evolução dos sistemas de segurança ativo. A sueca aposta no crescimento da linha vocacional puxada pelos setores canavieiro, sucroalcooleiro, de mineração, construção e indústria.
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O FM Electric equipado com motor 100% elétrico, de 660 cv (490 kW) tem autonomia de 300 quilômetros e transporta cargas de até 50 toneladas. O FH B100 Flex pode rodar com biodiesel puro. O modelo atende aos frotistas que produzem seu próprio biocombustível e tem a flexibilidade de rodar com diferentes proporções de biodiesel, do B14 (diesel S10 com 14% de biodiesel) até o B100 (biodiesel puro).
A linha de caminhões vocacionais participou com diversas versões dos modelos FMX e VMX para operações fora de estrada. Um dos modelos, o FMX 6x6 para 250 toneladas, roda em composições hexatrem, as maiores em operação no País. Para aplicações severas na construção, mineração e terraplenagem, o VMX Maxcom tração 6×4 e PBT de 34 toneladas tem motor de 360 cv, chassi reforçado, suspensão dianteira parabólica e traseira semielíptica.
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As três décadas da linha FH no Brasil é comemorada com serie especial de 60 unidades. Na edição 30 anos, são 30 caminhões 6x2 com motor de 500 cv e 30 do 6x4, com 540 cv. Pintura exclusiva, o pacote I-See que informa ao motorista dados da topografia da estrada, antecipa curvas e rotatórias e faz leitura de placas personalizam o FH30. A série especial também tem retrovisores digitais que reproduzem as imagens de câmeras. Todas as unidades já foram negociadas.
Versões vocacionais e novo motor
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A nova linha vocacional CF e o motor Paccar PX9 lideraram as novidades da DAF que mostrou quatro linhas de modelos. A montadora destacou a relevância do mercado brasileiro, um dos mais estratégicos para a empresa, e anunciou a expansão da fábrica e o lançamento de novos produtos.
Os novos CF Mineração 6x4 e 8x4 têm motor de 480 cv e capacidade de até 150 toneladas de carga. O CF Construção 6x4 com motor de 310 cv e transmissão manual de nove velocidades é destinado para construção civil e agronegócio. Equipado com motor de 480 cv, o CF Florestal 6x4 rígido completa a linha vocacional para serviço fora de estrada.
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A linha CF Trator Rodoviário com configurações 4x2 e 6x2, que chegará ao mercado em 2025 com o novo motor PACCAR PX-9 Euro 6 de 8.9 litros e potencias de 340, 360 e 380 cv.
O trem de força elétrico da DAF com capacidade para 50 toneladas tem motor de 470 cv e autonomia de 500 quilômetros. A recarga de 0 a 80% da bateria leva 45 minutos.
Nova linha Transit e Ranger cabine simples
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A Ranger cabine simples, a linha Transit e e o Serviço Móvel movimentaram o estande da Ford Pro. A e-Transit executiva de 15 lugares, a Transit Chassi para serviços de emergência e a versão elétrica de coffee truck, desenvolvida em conjunto com a Nespresso, ampliaram as versões da van.
A nova Transit chega ao Brasil no primeiro semestre de 2025. Com aperfeiçoamentos tecnológicos, terá mais versões e equipamentos de série, como o novo painel de instrumentos. A nova Ranger Cabine Simples é destinada ao uso comercial com capacidade para 1.250 kg e 1.876 litros e versão chassi-cabine.
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A Divisão de Veículos Comerciais da América do Sul começou suas atividades em 2021 e responde por 22% das vendas da marca na região. No Brasil, as vendas cresceram cerca de 15% este ano até setembro, com 4.500 unidades.
Na Fenatran lançou o Serviço Móvel em que a oficina vai ao local do cliente até 30 quilômetros de uma concessionária Ford para trocas de óleo, reparos de freios, diagnóstico via scanner e atualização de software, entre outros.
Alternativas sustentáveis
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Gás natural, biometano, propulsão elétrica, etanol e hidrogênio, com um foco especial na utilização de biocombustíveis, foram apresentados pela Cummins como alternativas sustentáveis para a descarbonização do transporte no país.
A empresa apresentou novas versões dos motores a gás B6.7N e M15N que podem operar com biometano, recomendados para aplicações como caminhões de lixo e ônibus. O motor M15N é destacado como o mais potente motor a gás do mercado brasileiro, com até 530 cv. O motor B6.7 a etanol gera 330 cv e força (torque) de 91,26 kgfm e foi considerado pela Cummins como solução viável para diversas aplicações no setor de transporte e logística.
A plataforma de motores HELM™ que opera com múltiplos combustíveis, incluindo hidrogênio, também foi apresentada para uma transição energética eficaz. A versão X15L pode operar com diesel, gás natural e hidrogênio.
O programa Accelera by Cummins, focado em tecnologias de zero emissão, inclui células de combustível e sistemas de tração. A empresa lançou o novo e-powertrain 14Xe e a célula de combustível HyPM™ HD45.
Inovação e sustentabilidade
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Do semirreboque bitrem tanque Aço Carbono, com capacidade ampliada ao sistema autônomo de movimentação AT4T, a Randoncorp mostrou seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade.
A plataforma autonomia AT4T ( em inglês Autonomous Technology For Transportation) chamou a atenção no centro do estande do grupo gaúcho. O sistema é uma solução-conceito que permite a movimentação autônoma de veículos em ambientes controlados, como terminais portuários e pátios logísticos, operações fora de estrada, como colheitadeiras, tratores e mineração, entre outros.
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Maior fabricante de semirreboques da região, a Randoncorp comemora 75 anos com um portfólio diversificado de produtos. O bitrem Tanque Aço Carbono de 63 mil litros leva até mil litros a mais de carga em comparação com os tanques convencionais. Já o semirreboque graneleiro, agora está 400 quilos mais leve, aumentando a capacidade. O Sider Modular Randon Hybrid R, inovação que reduz o uso de solda em 70%, é cerca de uma tonelada mais leve.
No segmento de autopeças, a Castertech mostrou a linha-conceito N-Series Materials, que utiliza nanotecnologia para desenvolver peças como cubos de roda e tambores de freio. A Master, especialista em freios pneumáticos e hidráulicos, destacou o LWS Master (Lining Wear Monitoring System), sistema que monitora o desgaste da lona de freio em tempo real
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A Jost Brasil lançou a família de produtos Bravo, com o modelo BR240, dispositivo de levantamento para semirreboques que reduz a utilização de soldas e graxa em até 40%. A tecnologia T-EBS, sistema de controle eletrônico de frenagem, foi apresentada pela Suspensys. Obrigatório a partir de 2025, o T-EBS aumenta a segurança ao evitar tombamentos. O sistema ajusta automaticamente a frenagem com uma resposta mais rápida e precisa.
A Frasle Mobility levou a Composs, uma linha de soluções com materiais compósitos estruturais 50% mais leves que as peças metálicas tradicionais. O material para aplicações em veículos pesados, inclui modelos elétricos e híbridos. A Rands, divisão de soluções financeiras da Randoncorp, mostrou seu portfólio focado em serviços para o transporte, logística, agronegócio e mercado de reposição.
Chinês elétrico
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A chinesa Xuzhou Construction Machinery Group (XCMG) especializada em máquinas pesadas e guindastes, mostrou seus primeiros caminhões 100% elétricos para o mercado brasileiro e um a gás ainda em estudo. Com investimentos de US$ 500 milhões, desde 2012 a gigante asiática produz maquinas para construção pesada em Pouso Alegre (MG).
O elétrico E3-10T será o primeiro caminhão da chinesa vendido no país. Com 10 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), é um veículo leve para operações urbanas e de curtas distâncias. O motor elétrico de 270 cv e força (torque) de 112 kgfm atua com baterias de 107 kWh e tem autonomia de até 250 quilômetros. Com preço de R$ 450 mil, o E3-10T será importado da China mas no futuro poderá ser montado na fábrica mineira da XCMG.
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O caminhão médio E7-18T, de 16 toneladas de PBT, destinado ao transporte urbano e coleta de lixo, tem motor de 285 cv de potência e força (torque) de 112 mkgf e autonomia de até 270 quilômetros. Seu preço: R$ 1,2 milhão. Já o extrapesado E7-80T é um caminhão trator com 74 toneladas de PBT e recomendado para operações de transporte de carga pesada. Com motor de 747 cv e força de 285,7 kgfm, a autonomia das baterias de 400 kWh é de até 250 km. O preço é de R$ 1,5 milhão.
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Sem data para chegar ao Brasil, o P9-560G mostrado pela montadora chinesa na Fenatran, é movido a movido a GNL (gás natural liquefeito). Com PBTC de 74 toneladas, seu motor gera 560 cv.
Gás natural e biometano
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Uma linha completa de motores movidos a gás natural e biometano ocupou o estante da FPT Industrial. Os diversos modelos atendem as exigências ambientais e a redução da emissão de poluentes.
Os motores a gás projetados para caminhões médios equipam veículos da Iveco, empresa do mesmo grupo da TFP. No Iveco Tector NG, o motor gera 204 cv e força (torque) de 76,47 kgfm. Já no Cursor 13 NG, caminhão pesado para transporte rodoviário, o propulsor gera 460 cv e 203,93 kgfm. A Série NEF a gás equipa caminhões e ônibus.
Os motores da TFP foram desenvolvidos para funcionar com gás natural comprimido (GNV), gás natural liquefeito (GNL) e biometano. O desempenho em potência e força é semelhante aos dos motores diesel.
O editor viajou a convite da Anfavea.