A manutenção dos investimentos no país com a continuidade do plano de lançamentos e o retorno da operação da fábrica de Araquari (SC) reduziram a queda das vendas da BMW em relação às perdas do mercado. Com a pandemia do coronavírus e o distanciamento social, a alemã acelerou o processo de vendas online complementando as atividades onde as concessionárias estavam fechadas.
A partir da linha 20/21, o 320i Sport montado no país será identificado como 320i GP. Em agosto, chegarão os importados BMW X5 M50i e M8 Gran Coupé First Edition.
Ao avaliar a atual situação provocada pela pandemia, o diretor comercial da BMW do Brasil, Roberto Carvalho, ressalta que esperava a desaceleração mais rápida da covid-19 como ocorreu em outros países:
— No Brasil, não é bem assim. Vai demorar muito mais em relação ao previsto.
Mesmo assim, a marca está perdendo menos em relação ao mercado, que está caindo 70%.
Estamos sofrendo um pouco menos
ROBERTO CARVALHO
Diretor comercial BMW Brasil
O executivo relaciona o resultado à sorte de produtos certos no momento certo. Também à adoção das novas tecnologias no contato com clientes como Facebook e venda pelo Mercado Livre.
Com a pandemia, os projetos previstos foram agilizados para atender à nova realidade.
Sobre o resultado de 2020, Carvalho trabalha com dois cenários. No melhor, o ano fechará com a queda em vendas de 25% a 30%. No pior, ficará entre 35% e 45%.
— O momento é muito difícil e a nossa preocupação é proteger as pessoas, nossos funcionários, clientes — garante.
Depois da pandemia
A fábrica de Araquari (SC) retornou às atividades observando os protocolos brasileiro e ao já aplicado em outros unidades, como na Alemanha. Implementamos todos os parâmetros de proteção, protocolos e condições sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS), nacionais e locais em relação aos funcionários e clientes.
Após a passagem da pandemia, executivos do setor automotivo em geral acreditam na permanência de certas medidas tomadas e a importância de novos caminhos que facilitem o consumidor sem sair de casa.
Carvalho ressalta que algumas medidas chegaram para ficar. Não tem mais como deixar o cliente dependendo apenas dos concessionários. Mas lembra que o show room é o melhor em todos os sentidos, pois tem clientes que gostam de ir na revenda ver os modelos e fazer o test-drive.
A BMW agilizará a combinação do atendimento na revenda com o online e investirá cada vez mais no digital. O executivo lembra que o trabalho em casa (home office) não era comum, mas foi intensificado com a pandemia. Pondera que a mesa própria no local de trabalho deixará de existir. Será cada vez mais compartilhada e rotativa com a atividade numa semana em casa e, na outra, fora.
— A crise ensinou um trabalho diferente. Sempre houve a preocupação de ter o melhor show room, agradável para o cliente com funcionários atenciosos, cafeteria e local para crianças, hoje evitados pela aglomeração .
Carvalho argumenta que outra consequência provocada pela pandemia será a volta do interesse pelas coisas. O carro pessoal voltará a ser preferido pela sua confiabilidade. O usuários evitarão o transporte público ou carro locado e compartilhado.
Como foi a volta na China
O diretor da BMW lembra também que, na China, a volta ao consumo foi com muita sede. As pessoas estão se dando o direito de usar seu dinheiro hoje, gastando um pouco mais, como um presente a si mesmo.
Sobre o futuro, a marca alemã aplicará 35 bilhões de euros (cerca de R$ 210 bilhões) até 2025 para o desenvolvimento de veículos elétricos, a célula de combustível e hidrogênio. Até 2023, a BMW terá 25 modelos híbridos e elétricos plug-in.
Quanto ao Brasil, diversas concessionárias da marca foram preparadas para trabalhar com carros elétricos. O país já tem mais de 200 postos de recarga de baterias para veículos nas capitais e cidades acima de 300 mil habitantes.
A BMW atua nas principais capitais e cidades brasileiras. No Rio Grande do Sul, depois de 20 anos, desde 2019 lidera o mercado premium. Carvalho destaca que as quatro lojas – Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias e Passo Fundo – cobrem bem o Estado.
A BMW manteve todo o plano de vendas mesmo com a crise e a forte alta do dólar. Todos os modelos previstos continuarão sendo importados. Os novos lançamentos reforçarão a linha M e também está previsto um utilitário esportivo híbrido.
Produção local
A versão de entrada do Série 3 montada no país acompanhará a reformulação alemã. A partir da linha 20/21, o 320i Sport será identificado como 320i GP. O sedã premium trará aperfeiçoamentos tecnológicos como concierge, sistema de navegação e preparação para Apple Car Play em conjunto integrado com a internet e sistema de reconhecimento com assistente pessoal inteligente.
O 320i GP passa a contar com o sistema de tecnologia Connected Plus, que adiciona serviços de concierge e preparação para Apple Car Play a um pacote que já dispõe de acesso em tempo real a uma vasta gama de recursos, tais como informações de trânsito, acesso à plataforma de aplicativos e integração com smartphones.
Alta performance
Fabricado em Spartanburg, nos Estados Unidos, o utilitário esportivo BMW X5 M50i chegará em agosto. Desenvolvido pela M, divisão de veículos de alto desempenho da BMW M, o X5 M50i terá preço de R$ 628.950.
Sob demanda na rede BMW de todo o país e nas lojas oficiais da BMW no Instagram e no Facebook, o X5 M50i traz avançados sistemas assistentes de condução semiautônoma.
O conjunto propulsor do X5 combina o motor V8 4.4 de 530 cv e força (torque) de 75 kgfm com a transmissão automática de oito velocidades e tração integral. O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e chega à velocidade máxima de 250 km/h.
Exclusivo para poucos
O M8 Gran Coupé First Edition, que também desembarca em agosto,terá nove unidades disponíveis no país. Com motor V8 4.4 de 625 cv e força (torque) de 75 kgfm, a transmissão é automática de oito velocidades e a tração integral. O superesportivo faz de 0 a 100 km/h em 3,3 segundo e a velocidade final ultrapassa os 300km/h.
Baseado no M8 Gran Coupé Competition, o First Edition tem detalhes exclusivos como pintura, acabamento externo, revestimento interno em couro merino e acabamento fibra de carbono e placa com o número individual.