Os detalhes externos e internos do conceito italiano S-Design deixaram o visual mais esportivo e valorizam o desempenho e a dirigibilidade da Toro Freedom 2.0 Diesel. Rodamos cerca de 700 quilômetros pelas ruas e estradas gaúchas com uma Fiat Toro Freedom 2.0 AT9 4x4 S-Design, que tem preço sugerido de R$ 145.990.
A grade dianteira, as faixas adesivas no capô e na tampa do porta-malas, os estribos laterais, os logotipos, capas dos retrovisores pretos e santantônio destacam o porte da picape, principalmente com a carroceria na cor branca como no modelo testado.
Se por fora os detalhes escurecidos chamam a atenção, no interior criam um ambiente que remete ao conforto e à sofisticação. Os bancos e laterais das portas em couro e tecido têm costuras pretas. Na moldura da central multimídia, saídas de ar, alças das portas e aros dos alto-falantes, os cromados foram substituídos pelo preto e cinza.
A nova central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, comando por voz e interativa com Android Auto e Apple CarPlay traz GPS e mostra imagens da câmera de ré. O sistema de som conta com bluetooth e entradas auxiliar e USB - disponíveis também para os passageiros do banco traseiro.
Dirigibilidade e desempenho
A Toro Freedom 2.0 AT9 repetiu a dirigibilidade e o comportamento das irmãs com o mesmo conjunto propulsor que já rodamos. A jornalista Priscila Nunes lembrou a viagem que fizemos de Porto Alegre a Montevidéu quando a Toro rodou como um carro de passeio por mais de 2.500 quilômetros.
Priscila, que conduziu a maioria das versões flex e diesel, destacou a facilidade de dirigir a picape, apesar dos quase cinco metros de comprimento e 1.700 quilos de peso. A direção elétrica, leve e precisa, transmitiu segurança e domínio da picape. A câmera de ré e sensores ajudaram nas manobras de estacionamento.
Os 170 cv e força (torque) de 35,7 kgfm do 2.0 turbodiesel, injeção direta e 16 válvulas foram bem distribuídos pelo câmbio automático de nove velocidades.
Tanto na cidade quanto na estrada, o conjunto propulsor atendeu às necessidades da picape dentro das características de um motor diesel com respostas menos rápidas.
Pelo Inmetro, a Toro 2.0 tem média de 10 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada. No teste, nossas médias ficaram de 9,7 km/l a 10,9 km/l no trânsito urbano. Na estrada foram de 15,8 km/l a 17,8 km/l e de 12,7 a 15,5 km/l nas velocidades constantes de 80 km/h e 110 km/h.
A suspensão independente nas quatro rodas, McPherson na frente e multilink atrás, absorveu bem as irregularidades do pavimento, comuns nas ruas e estradas. Firme sem comprometer o conforto, garantiu perfeita estabilidade nos trechos sinuosos. Também rodou bem na beira da praia sem necessidade do uso da tração 4x4.
Nas curvas mais fechadas, dentro do limites de velocidade, os controles de estabilidade e tração ajudaram rodar com segurança e manter a trajetória com reduzida tendência de rolagem.
Conclusão: bem equipada, a Fiat Toro Freedom 2.0 AT 9 4x4 S-Design tem o visual e o interior valorizados pelo pacote de detalhes escurecidos. O conforto de um carro de passeio para o uso urbano e na estrada foi o mesmo das versões anteriores. A nova central multimídia de sete polegadas sensível ao toque e comando por voz fez a diferença.