Linhas ousadas, avançada tecnologia e potente conjunto propulsor, o novo Série 8 valoriza a esportividade. O cupê BMW esbanja espaço, luxo e sofisticação. Em versão única, a pré-venda do BMW M850i xDrive Coupé começou nesta semana com preço de R$ 799.950 e entrega das primeiras unidades no próximo trimestre.
Fabricado em Dingolfing, na Alemanha, o design do Série 8 acompanha a nova linguagem visual da BMW com linhas marcadas por vincos. Na frente, a releitura da grade de duplo rim, os faróis finos em laser, o para-choque com amplas entradas de ar e spoiler.
O perfil rebaixado prolonga as linhas da carroceria, marcadas por dois vincos. As rodas são de 20 polegadas.
O vidro traseiro com acentuada inclinação, as lanternas afiladas em LED,o aerofólio M e as saídas trapezoidais dos escapes completam o visual agressivo.
O V8 4.4 buturbo de 530 cv e força (torque) de 76,5 kgfm atua com o câmbio automático de oito velocidades, tração integral e bloqueio do diferencial traseiro. Aletas atrás do volante comandam a troca sequencial de marchas. O Série 8 acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e chega a velocidade máxima de 250 km/h com limite eletrônico.
As manobras e o desempenho do Série 8 são otimizados pela direção ativa integral. Em baixas velocidades as rodas traseiras esterçam no sentido contrário às dianteiras e, em altas velocidades, acompanham o sentido das dianteiras.
Chassi em fibra de carbono, alumínio e aço de alta resistência, o M850i xDrive Coupé pesa 1.850 quilos.
Com 4,851 metros de comprimento, 1,902 metro de largura, 1,346 metro de altura e entre-eixos de 2,822 metros. O porta-malas leva 420 litros.
Interior e equipamentos
Volante multifuncional, os bancos têm regulagem elétrica, ajuste lombar, ventilação, aquecimento e apoios de cabeça integrados. O quadro de instrumentos é digital. No console ficam os controles de áudio, ar-condicionado e telas do sistema de entretenimento e navegação.
A central multimídia com dupla tela de 12,3 polegadas é sensível ao toque e interativa com o Apple CarPlay e HD de 20 Gb. O sistema de som é Bowers&Wilkins, com amplificador de 10 canais, 16 alto-falantes e 1.400W. O cupê tem ainda o BMW ConnectedDrive com diversos serviços.
Quatro lugares, acesso por aproximação e partida por botão, a chave Display Key com uma pequena tela de LCD colorida, sensível ao toque, permite visualizar informações sobre o veículo, como localização, autonomia, serviços e manutenções.
A chave também aciona portas, luzes e vidros internos.
O head-up display projeta no para-brisa funções e operações do cupê esportivo.
Condução inteligente
O Série 8 conta com tecnologias de condução inteligente que auxiliam no condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos. Por alertas sonoros e visuais, alertam o condutor sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, trocas involuntárias de faixa e controle de aproximação frontal, entre outras funções.
O condutor conta também com sistema de estacionamento automático do veículo e sistema exibe imagens do entorno do veículo, em tempo real, na tela do sistema de navegação. E ainda identificação de pedestres e animais na pista em situações de pouca visibilidade.
O Série 8 traz suspensão adaptativa M Sport que ajusta a rigidez dos amortecedores de acordo com o modo condução Confort ou Sport. Freios ABS com discos ventilados, controles de estabilidade e tração, o cupê esportivo tem seis air-bags - duplos frontais, laterais dianteiros e de cortina dianteiros e traseiros.
As rodas são de 20 polegadas com pneus 245/35 R20, na frente, e 275/30 R20, atrás.
Os pneus Star Marking tem tecnologia Run Flat e o cupé conta com estepe de emergência.