Enfrentar um circuito travado em condições adversas com um esportivo foi um desafio a cada curva do Velo Citta. A usina de força do ousado Audi RS 5 jogou potência nas quatro rodas e, com os recursos eletrônicos, ficou mais fácil dominar a fera. Com tempo fechado, a pista molhada foi a passarela perfeita para revelar as qualidades do Audi RS 5 Coupé que tem preço de R$ 556.990.
O RS 5 compartilha muitos componentes com a irmã, a RS 4 Avant, apresentada no mesmo evento, no começo do mês, mas só agora a Audi liberou a publicação do test-drive do esportivo cupê.
Mais leve, baixo e curto, o comportamento e as emoções provocadas pelo RS 5 foram melhores.
Surpreso pelo excelente desempenho da RS4 Avant abaixo de chuva, sabia que o do RS 5 seria ainda melhor. A experiência das voltas com a station sob mau tempo ajudou.Bancos, volante e retrovisores ajustados, foi a vez de entrar na pista.
Ao acionar o motor, fui abraçado pelos bancos tipo concha. A saída dos boxes foi rápida e já na primeira curva deu para sentir a diferença.
O conjunto propulsor, o mesmo da RS 4 Avant- foi mais arisco. A cada toque no acelerador mostrou o seu vigor.
As áreas de frear, tangência e aceleração sinalizadas permitiram tentar os limites do carro e do condutor sem comprometer a segurança.
O ronco forte tomou a cabine e o menor peso do RS 5 validaram a sensação de maior potência do cupê.
Tudo foi perfeito no RS 5. Direção elétrica progressiva, tração quattro, bloqueio do diferencial que envia 60% da força para o eixo traseiro e 40% para o eixo dianteiro. Para completar, a avançada tecnologia facilitou manter a trajetória do cupê nos trechos mais sinuosos.
Aproveitei a última volta para rodar no modo Dynamic. O comportamento mudou radicalmente. As respostas da direção, motor e suspensão ficaram ainda mais rápidas e sensíveis. Momento em que os apoios laterais do banco foram decisivos para manter o corpo colado no encosto.
A leve pressão no acelerador liberou de forma abrupta os 450 cv e a força (torque) de 62 kgfm bem distribuídos pelo câmbio automático de oito velocidades e pela tração quattro. No final da reta principal mal deu para ver o velocímetro nos 180 km\h. Foi pisar forte no pedal do freio e reduzir as marchas.
Como na maioria das vezes, o que é bom dura pouco, adrenalina alta,tive que retornar aos boxes, ainda com forte tensão.
O visual do RS 5 remete modelo Audi 90 de corridas do final dos anos 1980. Ousada e agressiva, a frente baixa e larga assusta quem vê o cupê pelo retrovisor. Marcada por vincos fortes, destaca o robusto para-choque, as amplas entradas de ar e a generosa grade em colmeia preta, que separa os faróis cercados pelas luzes diurnas (DRL) em LED.
Os para-lamas alargados três centímetros cobrem as rodas de aro 20. Nas laterais, rodas de liga leve de 20 polegadas.
Atrás, os difusores, quatro enormes saídas ovais do escape, as lanternas e o spoiler no teto, tradicionais na linha RS.
Com 4,781 metros de comprimento, 1,861 m de largura e 1,360 m de altura, o RS 4 Avant tem distancia entre eixos de 2,766 m e acomoda quatro adultos.
O porta-malas leva 465 litros.
O RS 5 tem direção elétrica adaptativa e quatro modos de condução - Comfort, Dynamic, Auto e Individual. A suspensão é independente five link e os freios são com discos ventilados e perfurados. Conforme a Audi o esportivo cupê acelera de 0-100 km/h: 3,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 280 km/h. O Audi RS 5 Coupé consome apenas 7,3 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada.
Sofisticado e esportivo, o interior do RS 5 Coupé é preto.
O volante multifuncional de base reta, os assentos, o câmbio automático e faixas iluminadas do painel trazem detalhes da linha RS.
O quadro de instrumentos digital traz informações sobre força G, pressão dos pneus e temperatura, potência e torque, temporizador, temperaturas do óleo, motor e fluido de transmissão e a pressão dos pneus.
O sistema de informação e entretenimento MMI tem comando no console.
Diversas funções da central multimidia de 8,3 polegadas, interativa com o Android Auto e Apple CarPlay, podem ser acionadas por também por comando de voz.
O sistema de som Bang&Olufsen 3D de 755 watts de potência conta com amplificador de 16canais, 19 alto-falantes e dois subwoofers.
Viagem a convite da Audi