Renovado, o Edge ST, o utilitário esportivo da grife de alta performance da Ford, chega ao Brasil com avançada tecnologia, conforto, espaço e segurança. Sofisticado, impressiona pelo porte agressivo e o comportamento do conjunto propulsor. O Ford Edge ST tem preço de R$ R$299.000.
Fabricado em Hangzhou, na China, e Ontário, no Canadá, o Edge é o primeiro utilitário esportivo desenvolvido pela Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho da marca norte-americana. Responsável pelas linhas ST (Sport Technologies), RS, Raptor e GT.
Redesenhadas, marcadas por vincos, frente, laterais e traseira valorizaram as linhas ainda mais robustas do Edge. O ST traz itens exclusivos, como grade dianteira tipo colmeia preta que separa os faróis e lanternas de LED, rodas de 21 polegadas também pretas com pneus 265/40 R21 e saias laterais. As lanternas traseiras, também em LED, são ligadas por uma faixa preta. O escapamento com saídas duplas e molduras cromadas.
Acesso por aproximação e partida por botão, no interior, os bancos esportivos são de couro e camurça com refrigeração e aquecimento. O volante e as soleiras personalizadas, o teto solar é panorâmico.
O Edge ST conta com carregador sem fio para celular e oito airbags (dianteiros, laterais, de cortina e joelhos).
A central multimidia SYNC 3 tem tela de oito polegadas sensível ao toque e comando por voz para áudio, telefone, ar-condicionado e navegador.
O multimídia também é interativo com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, aplicativos, como Wize, Bluetooth, entradas USB e Assistência de Emergência.
No encosto dos bancos dianteiros, duas telas de 8 polegadas com DVD têm uso independente ou simultâneo para músicas, vídeos e jogos. Interarivas com celulares, tablets e MP3, contam com entradas USB e HDMI (tipo A e C) e leitor de cartão de memória. O som premium da Bang & Olufsen tem 12 alto-falantes.
Propulsão e tecnologia
O motor V6 2.7 EcoBoost biturbo e injeção direta de combustível de 335 cv e força (torque) de 53,4 kgfm atua com o câmbio automático de oito velocidades e tração integral 4WD. A troca sequencial de marchas pode ser por comandos no volante. São 56 cv e 19,5 kgfm a mais em relação ao modelo anterior, o V6 3.5 de 284 cv e força de 34,5 kgfm.
O Edge ST conta ainda com modo de condução Sport, freios de alta capacidade, direção e suspensão com ajuste ST e tecnologias desenvolvidas nas pistas. O utilitário esportivo acelera de 0 a 100 km/hem 6,2 segundos e chega a velocidade máxima de 209 km/h limitada eletronicamente.
O Edge ST traz câmera dianteira de 180 graus, controles eletrônicos de estabilidade e tração, anticapotamento e de torque em curvas AdvanceTrac. Também assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, chave programável e suporte cadeiras infantis.
As tecnologias de condução semiautonoma incluem ainda o pacote Ford CoPiloto 360 com permanência em faixa, monitoramento de ponto cego, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, piloto automático adaptativo, Stop & Go, auxiliar de manobras evasivas, farol alto automático, câmera de ré, estacionamento automático e navegação.
Com 4,808 metros de comprimento, 2,179 m de largura, 1,730 de altura e entreeixos de 2,849 m, o Edge ST esbanja espaço para os ocupantes da frente e atrás. O generoso porta-malas leva 602 litros, o maior do seu segmento, tem abertura e fechamento automático da tampa.
Estradas e pistas
Na estrada, o Ecoboost despejou potência e força exigindo cuidado contínuo com o acelerador para manter os limites de velocidade. Com três jornalistas, nos 50 quilômetros entre o Hotel Fasano, em Porto Feliz, e o Campo de Provas da Ford, em Tatuí, o utilitário esportivo rodou tranquilo. As trocas de marchas automáticas ou sequenciais e as acelerações ficaram ainda mais rápidas no modo Sport. O sistema Start-Stop desligou o motor quando o Edge não estava movimento para economizar combustível.
No campo de provas o Edge ST mostrou suas virtudes. Na pista de alta velocidade foi fácil alcançar velocidades elevadas com o perfeito controle do carro. A suspensão rígida mas sem comprometer o conforto permitiu explorar com estabilidade e segurança as qualidades do utilitário esportivo.
Nos diversos tipos de pista e pisos de terra, cascalho, a suspensão e os pneus 265/40 R21 junto com os recursos eletrônicos ajudaram superar obstáculos típicos do piso irregular e do uso fora de estrada. As molas mais rígidas, a barras estabilizadoras mais grossas e os amortecedores tipo monotubo fizeram a diferença.
Viagem a convite da Ford