
Avenidas movimentadas, rodovias pavimentadas e estradinhas secundárias com trechos íngrimes e sinuosos contornando a montanha desafiaram o T-Cross na continuidade dos test-drives de lançamento, que continuará em Brasília e no Rio de Janeiro. O evento mineiro permitiu ao utilitário esportivo compacto mostrar sua versatilidade em ambientes diversos. O Volkswagen T-Cross 2019 custa de R$ 84.990, na versão 200 TSI manual a R$109.990, na Highline 250 TSI, sem opcionais.

Boa parte do trecho de 50 quilômetros da capital mineira ao Clube de Voo de Belo Horizonte,a Serra da Moeda, foi por estradas secundárias. Foram trechos pavimentados, de pista única e terra que, pela incrível paisagem e suas peculiaridades, lembraram caminhos dos Alpes europeus.

Passamos por Brumadinho, Conceição de Itaguá, Piedade do Paraopeba e São José do Paraopeba até Nova Lima. No local são praticados esportes como asa delta, para pente e mountain bike.
No topo do mundo

Bem completa, a versão avaliada foi a topo de linha Highline 250 TSI automática. Os 150 cv do motor 1.4 250 TSI e a força (torque) de 25, 5 kgfm combinados com o câmbio automático de seis velocidades puxaram bem o T-Cross nas avenidas e estradas. As trocas de marchas foram suaves e silenciosas e os freios a disco nas quatro rodas com ABS foram eficientes quando preciso.

Silencioso, o utilitário esportivo rodou com o conforto de um carro de passeio e a vantagem da posição elevada de dirigir. A direção elétrica progressiva facilitou manobras de estacionamento e acompanhou a velocidade crescente nas rodovias.

Nas estradinhas secundárias, os recursos eletrônicos facilitaram a condução. A boa suspensão e a rigidez torcional mantiveram a carroceria estável nos trechos sinuosos das subidas e descidas da montanha em velocidades mais elevadas e nas que não passavam de 40 km/h.

Os controles eletrônicos de estabilidade e tração, Hill Holder e bloqueio eletrônico do diferencial ajudaram nos trechos mais radicais. Além dos quatro modos de condução, o T-Cross conta com assistente de estacionamento, sensores dianteiro e traseiro, Start/Stop e alerta de fadiga do motorista, monitoramento da pressão dos pneus, entre os outros componentes de segurança.
Highline

Acesso por aproximação e partida por botão, o T-Cross Highline, traz entre itens de série e opcionais volante multifuncional, acabamento interno em dois tons no painel, nas laterais das portas e nos bancos em couro.

Quadro de instrumento digital configurável, ar-condicionado automático com saídas traseiras, central multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque e comando por voz, som Beats, quatro portas USB e teto solar panorâmico.

O T-Cross tem seis airbags – dianteiros, frontais e tipo cortina completam o interior.
Os faróis são full LED e as luzes diurnas (DRL) e lanternas também em LED.

O T-Cross foi o 12º dos 20 lançamentos que a Volkswagen fará até 2020. Com o utilitário esportivo, a alemã avança no mercado brasileiro e com participará num segmento que estava ausente. O compacto VW concorrerá com o Hyundai Creta, Jeep Renegade, Nissan Kicks e, principalmente, conforme o fabricante com o Honda HR-V.
Versões e preços

Bem completo, o T-Cross chega em quatro versões além da especial de lançamento First Edition para ser o principal modelo da marca no mercado brasileiro. O gerente de desenvolvimento de produto da VW, José Loureiro, garante que o diferencial do T-Cross em relação aos concorrentes está no perfeito equilíbrio entre o espaço interno, o conforto e o nível de equipamentos do modelo.
First Edition

A série especial comemorativa ao lançamento do T-Cross, limitada em 1.000 unidades, acrescenta à Highline 250 TSI Automático três opções de cores para a carroceria – bronze namíbia, branco puro e laranja energético. Rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas, quadro de instrumentos digital, multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque e comando por voz, navegação por GPS, entradas USB e sistema de som Beats, entre outros itens. O comprador pode incluir o pacote Tech for First Edition com o sistema Park Assist 3.0 e faróis full LED e teto solar panorâmico Sky View.
Volkswagen T-Cross 2019
200 TSI MT R$ 84.990
200 TSI AT R$ 94.490
Comfortline 200 TSI AT R$ 99.990
Highline 250 TSI AT R$ 109.990
Highline First Edition 250 TSI AT R$ 117.490

Viagem a convite da Volkswagen